Solicitação de edição e digitalização de materiais

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL

As solicitações poderão ser efetuadas por alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e de projetos de extensão da UFC, bem como por seus docentes e servidores técnico-administrativos.
As solicitações devem ter antecedência mínima para entrega de:

• Texto pequeno (até 50 páginas/slides): mínimo de 10 (dez) dias de antecedência;
• Texto médio (de 51 até 100 páginas/slides): mínimo de 20 (vinte) dias de antecedência;
• Texto grande (acima de 100 páginas/slides): mínimo de 30 (trinte) dias de antecedência.

Os materiais a serem editados deverão ser entregues, após preenchimento obrigatório do formulário eletrônico disponível em: https://goo.gl/forms/xuX8Kl723R0YNJNw2, preferencialmente anexos ao próprio formulário (tamanho máximo de 100Mb) ou; pessoalmente pelo interessado na Divisão de Produção de Material Acessível da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui ou, ainda; por meio de oficio, no caso das demandas de caráter institucional.

No ato da entrega será realizada uma análise do material solicitado. Nos casos de textos com muitas tabelas, imagens, gráficos ou xerox com pouca qualidade de impressão, poderá haver um prazo maior para a entrega do material, em decorrência de sua complexidade.
Sempre que houver modificação de data de expectativa de uso do material a ser editado, bem como cancelamento da solicitação, o interessado deverá informar à DPMA com a maior brevidade possível;

A DPMA não se responsabilizará por pedidos efetuados fora do prazo previsto de atendimento. Em caso de mudanças de natureza institucional, tais como: tamanho da equipe, problemas com equipamentos, número elevado de demandas que ultrapasse a capacidade de respostas ou outras que afetem o atendimento, a Divisão notificará os solicitantes com brevidade.

TIPOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER SOLICITADOS

Podem ser solicitados para edição e digitalização materiais tais como:  editais, documentos institucionais, mídias digitais impressas, mapas ou similares, e avaliações/provas (estes últimos apenas pelo docente).

IMPORTANTE: As solicitações relativas a tornar acessíveis Livros e Artigos Científicos devem ser direcionadas ao Sistema de Bibliotecas da UFC, através da página http://www.biblioteca.ufc.br/biblioteca-acessivel/.

ENTREGA DO MATERIAL SOLICITADO

O material solicitado será enviado por e-mail para a pessoa com deficiência visual.
Para os interessados com deficiência auditiva, o material acessível em Libras será disponibilizado via liberação de acesso, através de login e senha, em portal da DPMA na rede mundial de computadores.

SOLICITAÇÃO DE MATERIAL EM BRAILLE

As solicitações podem ser efetuadas pelos servidores técnico-administrativos, por docentes, alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e de projetos de extensão da universidade;
No prazo máximo de 03 (três) dias úteis após a solicitação do material, que poderá ser via formulário eletrônico através do link https://goo.gl/forms/xuX8Kl723R0YNJNw2, ou pessoalmente na Divisão, esta entrará em contato para informar a previsão de atendimento da demanda, visto que é necessário analisar o documento a ser impresso para determinar com precisão a data de atendimento;
No caso de projeto de extensão, o solicitante deverá providenciar as folhas (40k) para impressão. Também nos casos em que houver falta de folhas, os demais beneficiários desse serviço deverão providenciar as folhas para impressão.

Maiores informações:

DPMA | UFC
Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui
Tel.: (85) 3366-7908 | 3366-7660
E-mail: dpma@acessibilidade.ufc.br
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.