Participe do Segundo Acessibilidade em Ação

Data de publicação: 9 de novembro de 2015. Categoria: Notícias UFC Inclui

Inscrições Encerradas

A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui abre inscrições para o Segundo Acessibilidade em Ação, com o tema “Formação de Professores”. Este evento visa, ao longo de 4 dias, proporcionar momentos de aprendizado e troca de conhecimentos sobre Inclusão e Acessibilidade dentro do ambiente educacional. Serão ofertados mini-cursos e oficinas em horários e dias variados buscando, atender o maior público possível. Confira nossa programação e participe. Faça sua inscrição e nos ajude a divulgar este evento, afinal: ACESSIBILIDADE TEM A VER COM TODOS NÓS!!!

OBS.: À medida que as vagas forem preenchidas, as inscrições encerram-se para o respectivo curso.

Abertura e exibição do filme

Filme: “Ser e Ter” com comentários do Prof. Valton Miranda

Horário: 01/12 (Terça-feira) de 8 às 12 horas
Local: Auditório Valnir Chagas FACED (Rua Waldery Uchoa, 01 – Benfica – Fortaleza – CE)

Apresentações Culturais

Verso de Boca

Horário: 03/12 (Quinta-feira) das 10:30 às 12:30
Local: Bosque Moreira Campos no Centro de Humanidade – CH1

Exposição Fotografia para Cegos

Horário: 04/12 (Sexta-feira) das 14 às 16 horas
Local:
Bosque Moreira Campos no Centro de Humanidade – CH1

Minicursos Ofertados*:

Técnicas Básicas de Leitura e Escrita Braile

(Vagas preenchidas – Inscrições encerradas para este curso).

O mundo do conhecimento na ponta dos dedos: neste minicurso você se apropriará do conhecimento básico das técnicas de leitura e escrita deste sistema que, desde sua criação, vem revolucionando significativamente a vida das pessoas com deficiência visual nas diversas áreas de suas vidas.

Profa. Carlizeth Campos

Turma 1 – 01/12 (Terça-feira) e 03/12 (Quinta-feira) às 14:00

Turma 2 – 02/12 (Quarta-feira) e 04/12 (Sexta-feira) às 10:30

Audiodescrição

(Vagas preenchidas – Inscrições encerradas para este curso).

O curso visa difundir o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência visual a espaços culturais e educacionais por meio da audiodescrição, mostrando a importância e a aplicabilidade da mesma.

Profa. Lara Andrade

Turma única – 02/12 (Quarta-feira), 03/12 (Quinta-feira) e 04/12 (Sexta-feira**) às 08:00
Local:
Sala 03 – Bloco didático de Letras

**Audiodescrição: Quarta e Quinta com 3h de aula e Sexta com 2h, completando 8h

Básico de Libras

(Vagas preenchidas – Inscrições encerradas para este curso).

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua usada pela comunidade surda para a comunicação. Este minicurso é destinado ao público ouvinte. As aulas serão ministradas por alunos do curso de Licenciatura em Letras Libras e tem como objetivo facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes em questões cotidianas e coloquiais.

Prof. Rafael Johnson

Turma 1 – 01/12 (Terça-feira), 02/12 (Quarta-feira), 03/12 (Quinta-feira) e 04/12 (Sexta-feira) às 16:30

Profa. Flávia Sousa

Turma 2*** – 03/12 (Quinta-feira) e 04/12 (Sexta-feira) às 08:00
Local: Sala 09 – Bloco Tupi

*** Libras: Quinta e Sexta pela manhã 4h/a cada dia

Orientação e Mobilidade atrelado ao raciocínio matemático

(Vagas preenchidas – Inscrições encerradas para este curso).

Como é possível uma pessoa com deficiência visual conseguir locomover-se de maneira independente em ruas, escolas, shoppings etc? Existe um conjunto de técnicas úteis que orientam uma mobilidade segura: Orientação e Mobilidade. A partir de uma metodologia de ensino da Orientação e Mobilidade (O.M.), vários dos conceitos matemáticos apreendidos pelos discentes no Ensino Fundamental são vivenciados. Desta feita, pretende-se apresentar como conciliar o ensino formal de matemática (do Ensino Fundamental) com as referidas técnicas contemplando discentes com e sem deficiência visual incluídos em salas de aula regular.

Prof. Jorge Brandão

Turma única – 01/12 (Terça-feira), 02/12 (Quarta-feira), 03/12 (Quinta-feira) e 04/12 (Sexta-feira) às 16:30
Local: Sala 10 – Bloco didático de Letras.

Introdução à Tecnologia Assistiva

(Vagas preenchidas – Inscrições encerradas para este curso).

Trazer uma visão geral sobre o que é Tecnologia Assistiva, sua classificação, categorização e histórico. Apresentar os principais recursos de TA relacionados à acessibilidade ao computador, bem como demonstrar alguns desses recursos utilizados na realidade da Universidade.

Prof. Laerte Moura e Eurijunior Sales

Turma 1 – 01/12 (Terça-feira) e 03/12 (Quinta-feira) às 14:00

Turma 2 – 02/12 (Quarta-feira) e 04/12 (Sexta-feira) às 10:30

Deficiência Intelectual e Letramento

(Vagas preenchidas – Inscrições encerradas para este curso).

O SCALA é um software de comunicação alternativa para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual. Tem com objetivo apoiar o desenvolvimento de crianças que apresentam déficits na apropriação da linguagem escrita, visando ampliar a autonomia.

Profa. Amanda Salvador e Amadeu Fernandes

Turma única – 02/12 (Quarta-feira) de 08:00 às 10:30 e de 14:00 às 16:30
Local: Sala 10 – Bloco didático de Letras

*Todos os cursos ocorrerão no CH1 do Campus do Benfica, localizado na Av. da Universidade 2683 – Benfica – Fortaleza – CE.

As inscrições serão confirmadas por e-mail.