Professor surdo da UFC, Marcelo Amorim, viaja para doutorado em Pernambuco

Data de publicação: 26 de maio de 2015. Categoria: Notícias

A surdez nunca foi obstáculo para o professor do curso de Letras Libras da UFC, Marcelo Amorim. Mestre em ciência da computação pela UFPE e Vice-Coordenador do Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Ceará – UFC, Marcelo dá inicio neste ano ao doutorado em ciência da computação na UFPE. Sua linha de pesquisa contempla ambientes virtuais de ensino e aprendizado, linguagem de programação e os estudos de Libras. Quando perguntado sobre as dificuldades que passou no mestrado, ele destaca que o inicio foi complicado. Segundo ele, a UFPE não oferecia o suporte adequado a pessoas surdas e foi difícil para a Universidade assimilar a importância de um intérprete. Somente depois de muito esforço, um intérprete foi providenciado para Marcelo.

Agora no doutorado, o professor dá continuidade à sua pesquisa iniciada no mestrado, na área de sistemas da informação e conta com uma estrutura melhor para atendê-lo. Segundo ele, a experiência do mestrado fez com que a UFPE melhorasse o atendimento aos alunos com deficiência auditiva, possibilitando agora, na outra etapa do seu estudo, melhores recursos para lidar com os alunos surdos.

Em agosto, Marcelo viaja para Pernambuco onde concluirá o doutorado. Alémdele, outros professores surdos do curso de Letras Libras da UFC, viajam neste ano para outros estados para fazer o doutorado, como fez a professora Kátia Lucy, para cursar doutorado na UFSC. A surdez se torna apenas um detalhe na vida acadêmica de Marcelo e de outros professores, não os impedindo de adquirir mais conhecimento e de conquistar mais espaço na Academia.

Mais informações:

Fone: (85) 3366 – 7908 / 7660