A inclusão de alunos surdos no ensino superior: percepção dos alunos surdos do curso de letras libras da UFC

Orientador: Prof.a Dr.a Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos
Autor Principal: Ana Caroline de Sousa Silva
Coautor: Prof.a Dr.a Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos

O processo de inclusão vem sendo constantemente debatido em nossa sociedade, a partir do qual são elaboradas e aprovadas leis que visam à garantia da inclusão de pessoas com deficiência nos mais diversos espaços. Desta feita, esta pesquisa representa um recorte do trabalho de monografia e tem por objetivo compreender o processo de inclusão educacional de alunos surdos em uma universidade pública de Fortaleza. Assim, realizou-se um levantamento de cunho bibliográfico e documental para melhor embasamento teórico e uma aproximação com os alunos surdos do curso Letras Libras da Universidade Federal do Ceará-UFC, mediante a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas de forma clara e objetiva, com o intuito de traçar um perfil socioeconômico desses alunos e analisar suas percepções a respeito da inserção no ensino superior sendo, portanto, uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados da pesquisa sinalizaram que as barreiras de comunicação e informação configuram um dos maiores obstáculos a serem superados pelos alunos surdos na Instituição. Portanto, aponta-se a necessidade de haver ainda mais ações que visem à sensibilização da comunidade acadêmica para a construção de uma universidade mais inclusiva.

Palavras-chave: Inclusão Educacional. Ensino Superior. Surdo.