Recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis

A Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui, ao longo de sua história, tem se empenhado em adquirir recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que permitam que alunos, professores e técnicos-administrativos com alguma condição de deficiência possam desempenhar suas funções com autonomia. Estes são alguns dos recursos atualmente à disposição da comunidade universitária, mediante agendamento:

IMPRESSORAS BRAILLE
Impressora Braille
Modelo: Index Everest D V4
Descrição: Uma impressora Braille é um dispositivo que produz documentos escritos em Braille para pessoas com deficiência visual. Funciona de maneira semelhante às antigas impressoras matriciais, “martelando” o papel para formar os caracteres Braille em alto-relevo. Este modelo permite a impressão em folhas soltas.
Aplicação: Pessoas com deficiência visual que dominem o Braille.
Impressora Braille
Modelo: Emprint Spot Dot
Descrição: O diferencial desse modelo é que ele imprime tanto em Braille quando em tinta, gerando assim documentos acessíveis a todos os públicos. Também é capaz de produzir tabelas, gráficos e imagens em um esquema de alto-relevo, diferenciando as cores com padrões de preenchimento distintos.
Aplicação: Todos os públicos.
LINHAS BRAILLE

Linha Braille 80 células Linhas Braille 40 células
Modelo: Freedom Cientific Focus 80 Blue e Focus 40 Blue
Descrição: Uma linha, display ou monitor Braille é um dispositivo de exibição tátil que permite que as pessoas cegas ou com baixa visão leiam informações digitais. É composto por células Braille que contêm pequenos pinos que podem ser elevados ou abaixados para formar caracteres Braille. São geralmente conectados a computadores, smartphones ou outros dispositivos eletrônicos, e podem exibir informações como textos, mensagens de e-mail e documentos. Os modelos disponíveis na Secretaria contam com 80 ou 40 células Braille sem divisão entre as células, com um teclado Braille de 8 teclas no estilo da Máquina de Escrever Perkins, além de teclas adicionais de controle para integração com leitores de tela.
Aplicação: Cegos ou surdo-cegos com domínio do Braille.

LEITOR AUTÔNOMO

Leitor autônomoModelo: Freedom Cientific SARA CE
Descrição: Este equipamento tem uma câmera posicionada sobre o documento que automaticamente digitaliza e lê o material impresso, por meio da tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) embarcada. Permite leitura em 18 idiomas, com variações entre vozes masculinas e femininas. Possui saída para monitor de vídeo externo, possibilitando aplicar esquemas de cores de alto-contraste, de modo a facilitar a visualização.
Aplicação: Pessoas com deficiência visual (cegueira ou baixa-visão).

SCANNER COM VOZ

Scanner com voz
Modelo: Alladin Voice
Descrição: É um equipamento que converte documentos impressos em áudio, para que uma pessoa com deficiência visual tenha acesso ao seu conteúdo, por meio de um software com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) que acompanha o produto e é instalado no PC.
Aplicação: Pessoas com deficiência visual (cegueira ou baixa-visão).

LUPA ELETRÔNICA PORTÁTIL

Modelo: Enhanced Vision Amigo
Descrição:É um dispositivo que amplia imagens ou textos para auxiliar pessoas com baixa visão ou dificuldade de leitura. Colocado diretamente sobre o objeto de leitura, permite ampliação em até 14x. Também oferece recursos adicionais, como iluminação, ajuste de contraste, ajuste de tamanho de fonte e opções de cor.
Aplicação: Pessoas com baixa-visão.