Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Acessibilidade

Área do conteúdo

A Secretaria

A Secretaria de Acessibilidade UFC-INCLUI, instituída em 30 de agosto de 2010 pelo Provimento n. 06/CONSUNI, é a unidade responsável por atender os estudantes público-alvo da educação especial, bem como estimular uma cultura de inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Ceará.

Com três eixos de atuação, tecnológico, atitudinal e pedagógico – a Secretaria trabalha na formulação de uma política central de acessibilidade na UFC, agindo para que esta seja respeitada e implementada nos diversos espaços da Universidade.

Buscando garantir a permanência e plena formação dos estudantes com deficiência, são ofertados pela Secretaria serviços como a produção e edição de materiais acessíveis, apoio pedagógico e tradução/interpretação de Libras. Além disso, a unidade é núcleo de fomentação e acompanhamento de ações intersetoriais, uma vez que não objetiva absorver todas as ações referentes à inclusão.

Isso porque a tarefa de acolher pessoas com deficiência diz respeito a toda a sociedade, cabendo à unidade disseminar a cultura inclusiva e despertar na comunidade universitária o compromisso com o respeito aos direitos desse público. É por isso que a Secretaria também luta pela descentralização das iniciativas de acessibilidade, oferecendo suporte e orientação a professores, coordenadores, chefes de departamento, servidores técnico-administrativos e estudantes interessados em fazer sua parte nesse desafio.

Exibir: subpáginas.
Acessar Ir para o topo