Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Acessibilidade

Área do conteúdo

Divulgação preliminar dos trabalhos qualificados

Data da publicação: 6 de maio de 2019 Categoria: Notícias UFC Inclui

VII Semana de Inclusão e Acessibilidade (VII SIA) e I Encontro de Pedagogia Bilíngue Libras Português, divulga preliminarmente os trabalhos qualificados

Confira abaixo a lista dos trabalhos preliminarmente aceitos:

1 – Apresentação em Banners

 1  Título: Os desafios da inserção das crianças com síndrome congênita do zika nos centros de educação infantil (CEI) do município de fortaleza
Orientador: Maria Euzimar Nunes Rodrigues
Autor Principal: Aldenize Maria Chaves de Mendonça
Coautor:
 2  Título: Teoria piagetiana e educação inclusiva: estudo com alunos com deficiência intelectual do Atendimento Educacional Especializado
Orientador: Ana Cristina Silva Soares
Autor Principal: Diego Oliveira Lira
Coautor: Ana Cristina Silva Soares
 3  Título: Acessibilidade e educação inclusiva: entrecruzando reflexões
Orientador: Ana Cristina Silva Soares
Autor Principal: Thamires Rocha Aguiar
Coautor: Ana Cristina Silva Soares
 4 Título: A importância da família no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual
Orientador: João Monteiro Vasconcelos
Autor Principal: Rosana Moura de Oliveira
Coautor: Cíntia Raquel de Lima; Daiane Alves Lima
 5 Título: Contribuições do professor de atendimento especializado educacional no processo de inclusão em escolares com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa
Orientador: Carla Samya Nogueira Falcão
Autor Principal: Carla Samya Nogueira Falcão
Coautor: Flaviane Lima Façanha
 6 Título: O aprendizado da Libras por alunos com Síndrome de Down não-verbal.
Orientador: Diná Silva
Autor Principal: Claudia Rodrigues da Silva
Coautor: Claudia Rodrigues da Silva
 7 Título: Atendimento educacional especializado atribuições e contribuições para a prática pedagógica
Orientador: Robéria Vieira
Autor Principal:  Danielle Gonzaga da Silva
Coautor: Luis Henrique Albuquerque Moreira
 8 Título: Os Desafios da Acessibilidade e Inclusão na Educação Básica
Orientador:
Autor Principal: Lilian Valesca da Silva Albano Martins
Coautor:
 9 Título: Libras… Pra que te quero?
Orientador:
Autor Principal: Edilene Sousa
Coautor:
 10 Título: Escola e Comunidade: desafios para uma efetiva inclusão
Orientador: Raquel Di Paula Mesquita Lima de Oliveira
Autor Principal: Raquel Di Paula Mesquita Lima de Oliveira
Coautor: Tatyane Pereira de Souza
 11 Título:As estratégias utilizadas no processo de aquisição de libras por crianças surdas
Orientador:  Kate Oliveira Kumada
Autor Principal: Tania Vilero da Silva
Coautor:
 12 Título: Aprendizagem da segunda língua pelo surdo: superação e/ ou exclusão
Orientador: Teresa Liduína Grigório Fernandes
Autor Principal: João Martins de Morais Neto
Coautor:
 13 Título: Ensino de Libras a um adolescente surdo atendida no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) de Fortaleza
Orientador: Renata Castelo Peixoto
Autor Principal: Andrei Junior da Costa
Coautor: Renata Castelo Peixoto e Weverson Martins
 14 Título: Acadêmicos de Educação Física estão preparados para atuar com pessoas deficiência? Estudo focado em universidades federais brasileiras
Orientador: Mário António de Moura Simim
Autor Principal: Lara Chagas de Cerqueira
Coautor: Francisco Tiago Agapito
 15 Título: Ensinando e aprendendo Libras no contexto da Fonoaudiologia – um relato de experiência
Orientador: Ricardo José Soares Pontes
Autor Principal: Juliana Donato Nóbrega
Coautor: Marilene Calderaro da Silva Mugumba; Ricardo José Soares Pontes
 16 Título: Desafios vividos na escola bilíngue do ponto de vista docente
Orientador: Renata Castelo Peixoto
Autor Principal: Angerline Da Costa Barros
Coautor: Fábio Florêncio Nogueira Junior; Francisco Elvys de Lacerda

2 – Apresentação Oral

 1  Título:Língua de sinais e o ensino da geografia:cartografando em libras
Orientador:
Autor Principal: Ana Menezes
Coautor:
 2  Título:A formação docente na perspectiva da educação inclusiva: o professor e a educação para todos
Orientador:Francisca Geny Lustosa
Autor Principal: Beatriz de Holanda Rosa
Coautor:
 3  Título: Projeto Blog Escolar Gazeta Bilíngue: Novas Tecnologias Aliadas À Educação Bilíngue
Orientador:
Autor Principal: Maria Patrícia Barros Lima
Coautor:
 4 Título: O Ensino de Libras para crianças surdas
Orientador: Débora de Vasconcelos Souza Conrado
Autor Principal: Ellen Soares de Loiola
Coautor: Milena Leitão Jorge de Sousa de Oliveira
 5 Título: Relato de experiência como mediadoras do curso de Pedagogia Bilíngue
Orientador: Débora de Vasconcelos de Souza Conrado
Autor Principal: Nadia Maria Fonseca Campos Ribeiro
Coautor: Éllen Soares de Loióla
 6 Título: Recepção e inclusão de uma criança com
Hidrocefalia e Deficiência Motora numa turma de Educação Infantil.
Orientador:
Autor Principal: Maria José Gonçalves
Coautor: Alana Cristina Maciel Matos
 7 Título: Escola e Inclusão Social: análise de uma realidade escolar da rede municipal de Itapajé-Ce
Orientador: Amélia Soares André
Autor Principal: Reyjane Sousa Brito
Coautor: Ana Cristina Silva Soares ; Emanuela Lima Ferreira
8 Título: Inclusão escolar e autismo: entre as leis e as práticas
Orientador: Dr Antônio Germano Magalhães
Autor Principal:  Tatiana Apolinário Camurça
Coautor:
9 Título: Investigando o uso das tecnologias por usuário com TEA
Orientador: Anna Beatriz Marques
Autor Principal: Verilene Dantas Ferreira
Coautor: Tamires Ariane Silva Sousa
 10 Título: A acessibilidade física no processo de inclusão nas escolas públicas de Maranguape
Orientador: Zilsa Maria Pinto Santiago
Autor Principal: Virna Maria Oliveira
Coautor: Patricia Barreira Angelim

Mais informações sobre o evento

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo