Apresentação de Trabalhos
Certificamos que os trabalhos listados abaixo foram apresentados no evento “VII Semana de Inclusão e Acessibilidade e I Encontro de Pedagogia Bilíngue da UFC”, realizado nesta universidade no período de 15 a 17 de maio de 2019:
Título | Orientador | Autor Principal | Coautor |
Língua de sinais e o ensino da geografia: cartografando em Libras | __________________ | Ana Menezes | __________________ |
Projeto Blog Escolar Gazeta Bilíngue: Novas Tecnologias Aliadas À Educação Bilíngue | __________________ | Maria Patrícia Barros Lima | __________________ |
Escola e Inclusão Social: análise de uma realidade escolar da rede municipal de Itapajé-Ce | Amélia Soares André | Reyjane Sousa Brito | Ana Cristina Silva Soares; Emanuela Lima Ferreira |
A acessibilidade física no processo de inclusão nas escolas públicas de Maranguape | Zilsa Maria Pinto Santiago | Virna Maria Oliveira | Patricia Barreira Angelim |
Investigando o uso das tecnologias por usuário com TEA | Anna Beatriz Marques | Verilene Dantas Ferreira | Tamires Ariane Silva Sousa |
Relato de experiência como mediadoras do curso de Pedagogia Bilíngue | Débora de Vasconcelos Souza Conrado | Nadia Maria Fonseca Campos Ribeiro | Éllen Soares de Loióla |
O Ensino de Libras para crianças surdas | Débora de Vasconcelos Souza Conrado | Ellen Soares de Loiola | Milena Leitão Jorge de Sousa de Oliveira |
Recepção e inclusão de uma criança com Hidrocefalia e Deficiência Motora numa turma de Educação Infantil. | __________________ | Maria José Gonçalves | __________________ |
Inclusão escolar e autismo: entre as leis e as práticas | Antônio Germano Magalhães | Tatiana Apolinário Camurça | __________________ |
Os desafios da inserção das crianças com síndrome congênita do Zika nos centros de educação infantil (CEI) do município de Fortaleza | Maria Euzimar Nunes Rodrigues | Aldenize Maria Chaves de Mendonça | __________________ |
Teoria piagetiana e educação inclusiva: estudo com alunos com deficiência intelectual do Atendimento Educacional Especializado | Ana Cristina Silva Soares | Diego Oliveira Lira | Ana Cristina Silva Soares |
Acessibilidade e educação inclusiva: entrecruzando reflexões | Ana Cristina Silva Soares | Thamires Rocha Aguiar | Ana Cristina Silva Soares |
A importância da família no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual | João Monteiro Vasconcelos | Rosana Moura de Oliveira | Cíntia Raquel de Lima e Daiane Alves Lima |
Contribuições do professor de atendimento especializado educacional no processo de inclusão em escolares com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa | Carla Samya Nogueira Falcão | Carla Samya Nogueira Falcão | Flaviane Lima Façanha |
O aprendizado da Libras por alunos com Síndrome de Down não-verbal. | Diná Silva | Claudia Rodrigues da Silva | Claudia Rodrigues da Silva |
Atendimento educacional especializado atribuições e contribuições para a prática pedagógica | Robéria Vieira | Danielle Gonzaga da Silva | Luis Henrique Albuquerque Moreira |
Os Desafios da Acessibilidade e Inclusão na Educação Básica | __________________ | Lilian Valesca da Silva Albano Martins | __________________ |
Escola e Comunidade: desafios para uma efetiva inclusão | Raquel Di Paula Mesquita Lima de Oliveira | Raquel Di Paula Mesquita Lima de Oliveira | Tatyane Pereira de Souza |
As estratégias utilizadas no processo de aquisição de Libras por crianças surdas | Kate Oliveira Kumada | Tania Vilero da Silva | __________________ |
Aprendizagem da segunda língua pelo surdo: superação e/ ou exclusão | Teresa Liduína Grigório Fernandes | João Martins de Morais Neto | __________________ |
Ensino de Libras a um adolescente surdo atendida no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) de Fortaleza | Renata Castelo Peixoto | Andrei Junior da Costa | Renata Castelo Peixoto e Weverson Martins |
Acadêmicos de Educação Física estão preparados para atuar com pessoas deficiência? Estudo focado em universidades federais brasileiras | Mário António de Moura Simim | Lara Chagas de Cerqueira | Francisco Tiago Agapito |
Ensinando e aprendendo Libras no contexto da Fonoaudiologia – um relato de experiência | Ricardo José Soares Pontes | Juliana Donato Nóbrega | Marilene Calderaro da Silva Munguba; Ricardo José Soares Pontes |
Desafios vividos na escola bilíngue do ponto de vista docente | Renata Castelo Peixoto | Angerline da Costa Barros | Fábio Florêncio Nogueira Junior; Francisco Elvys de Lacerda |