Sinalário Escolar: Beneficiando Ambientes De Ensino Com Surdos Em Rede De Interações
Sinalário Escolar: Beneficiando Ambientes De Ensino Com Surdos Em Rede De Interações
Autor Principal: Hirvayne Araújo Marinho
Co-Autor: Francisco Raimundo Holanda Vasconcelos
Orientador: Margarida Maria Pimentel de Souza
Este trabalho objetiva apresentar um viés do Rede Surdos-CE – Sinalário Escolar. Tal projeto visa beneficiar a comunidade surda cearense, tanto alunos, professores e intérpretes das escolas bilíngues e inclusivas de surdos, assim como os ouvintes aprendizes da Libras, com um dicionário online. O projeto surgiu com a união de dois trabalhos em prol da comunidade surda cearense e o registro de sinais para a valorização e fortalecimento da Libras. Realiza-se o registro e a compilação de sinais do ambiente escolar e acadêmico em vídeo e signwriting, bem como descreve origem e significados no ambiente virtual, o site: redesurdosce.wordpress.com. Para conseguirmos registrar os sinais usados pela comunidade surda, buscamos professores e intérpretes de Libras da UFC e do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). Respaldam o projeto os autores: Capovilla e Raphael (2008), Quadros e Karnopp (2004) e Sacks (1998), bem como as ideais da sociolinguística e sociointeracionista, reconhecendo as diferenças regionais dos sinais e possibilitando a aprendizagem em ambientes de formação. A execução do trabalho tem sido muito significativa, pois estamos construindo uma importante ferramenta de aprendizagem e interação linguística, um dicionário online que já possui mais de mil sinais registrados, podendo contribuir para a ampliação de vocabulário, o aprendizado dos significados reais dos sinais no ambiente de ensino e sua correta articulação.
Palavras-Chave: Sinalário; Escolar; Libras.