UFC realiza acolhimento para novos servidores das vagas reservadas a pessoas com deficiência aprovados no último concurso
Data da publicação: 28 de julho de 2025 Categoria: Notícias UFC IncluiOs Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) aprovados no último concurso da UFC, destinado à categoria e nas vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD), foram alocados e acolhidos de forma diferenciada. Isso ocorreu como resultado de um diálogo intersetorial promovido pela Secretaria de Acessibilidade da UFC (UFC INCLUI), com a participação da Comissão de Direitos Humanos e de unidades da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), incluindo a Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), vinculada à Coordenadoria de Legislação de Pessoal e Controle (COLEP), e a Divisão de Dimensionamento e Movimentação (DIMOV), vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento e Carreira (CODEC).

Acolhimento inclusivo realizado na UFC Infra
Esse acolhimento iniciou-se no dia 7 de julho de 2025 e está ocorrendo em três etapas. A primeira consistiu em uma conversa que contempla a escuta do servidor, abordando suas expectativas e o esclarecimento de que, caso necessário, o suporte técnico e as adaptações razoáveis serão providenciados para a promoção da acessibilidade no ambiente laboral. A segunda etapa compreende uma conversa de sensibilização e escuta dos gestores que estão recebendo esses novos servidores. Quanto à terceira, estão sendo planejados momentos de letramento e sensibilização das equipes dessas unidades. Essa abordagem será adotada sistematicamente para todos os futuros acolhimentos de servidores PcD.

Acolhimento inclusivo realizado na PROGRAD
A iniciativa reflete o compromisso institucional com o fortalecimento de ambientes de trabalho mais inclusivos, respeitando a legislação vigente e assegurando as condições adequadas para a participação e o pertencimento dos servidores com deficiência na comunidade acadêmica da UFC.