Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Acessibilidade

Área do conteúdo

Justiça assegura isenção de IPVA para quem tem deficiente na família

Data da publicação: 18 de novembro de 2016 Categoria: Você Sabia?

foto da advogada Samira Fonseca com seu filho dentro do corroSegundo o site Deficiente Ciente, o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) poderá ser isento tanto para motoristas que apresentam algum tipo de deficiência, quanto para veículos onde o deficiente não é motorista, mas ainda sim é beneficiado.

Em cidades como Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o benefício tem sido estendido para além da deficiência física, abrangendo os portadores de necessidades especiais que precisam se locomover, mas não podem dirigir. Desde a aprovação do direito, ainda em 2015, a maioria dos pedidos que chegam ao Judiciário da cidade, têm tido decisões favoráveis e liminares concedidas em favor dos deficientes.

O surgimento da lei se deu por conta da demanda que os portadores de necessidades especiais tinham, já que esta só era concedida aos deficientes condutores de seus veículos. Hoje, segundo a Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB, praticamente 100% dos deficientes físicos conseguem benefício.

Um dos casos compartilhados pelo Deficiente Ciente foi o da advogada Samira Fonseca, mãe de uma criança autista, que conseguiu o benefício.

“A advogada Samira Fonseca entrou na justiça há dois anos para conseguir a isenção do pagamento do IPVA do veículo que está em nome do seu filho, hoje com 7 anos de idade. É ela que utiliza o carro para transportar Gabriel.

A partir do ingresso da ação, conta, a Justiça demorou apenas 15 dias para conceder uma liminar concedendo a isenção do imposto. A cada ano, o valor de R$ 2 mil referente ao IPVA não está sendo pago.

‘A possibilidade de ganho para quem entra com esse tipo de ação beira os 100%. Tem que entrar com processo, porque a lei não garante esse direito’, esclarece Samira, que é coordenadora da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB.

A advogada frisa, no entanto, que o cliente deve ser bem orientado. ‘Ele deve procurar um advogado especialista em direitos da pessoa com deficiência’, destaca. Em primeiro lugar, caso o carro não esteja no nome do deficiente, é preciso fazer a transferência’.”

Foto: Milena Aurea (A Cidade) – via site Deficiente Ciente

Fonte: http://www.deficienteciente.com.br/justica-concede-isencao-de-ipva-para-quem-tem-deficiente-na-familia.html

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo