Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Acessibilidade

Área do conteúdo

Eventos acessíveis: formulários de inscrição

Data de publicação: 22 de setembro de 2017. Categoria: Campanhas – Boas Práticas em Acessibilidade

Formulários na internet são uma forma rápida e prática de fazer pesquisas de satisfação, acadêmicas, e claro, realizar inscrições em eventos. Uma das plataformas mais usadas são os Formulários Google ou Google Forms. Ele permite trabalhar com preenchimento de palavras, escolha de opções, envio de respostas, tornar campos obrigatórios, etc.

Algumas ferramentas para tornar formulários acessíveis, em qualquer plataforma, podem ser um pouco complicadas por demandar certo conhecimento de programação. Por isso, é fundamental que pessoas especializadas auxiliem na produção destes documentos. Confira abaixo algumas dicas simples que permitem tornar seus formulários acessíveis. Elas foram adaptadas do texto produzido pela WebIWG, grupo de trabalhos em tecnologias da Web, independente e sem fins lucrativos.

1. Os formulários devem ser coerentes e fáceis de usar

Certifique-se que seu documento seja claro e intuitivo. Eles devem ser organizados de uma maneira lógica. Instruções, sugestões, campos de formulário obrigatórios, requisitos de formatação de campo, etc, devem ser claramente identificados para os usuários. Dê instruções claras sobre as informações desejadas. Se quaisquer elementos de formulário são obrigatórios, não se esqueça de indicá-los. Certifique-se de que a ordem em que os elementos de formulário são acessados seja lógica e fácil. Isto às vezes pode ser problemático se tabelas são usadas para controlar o layout de itens do formulário.

Para verificar a ordem linear de itens na página, use a ferramenta de acessibilidade WAVE.

2. Certifique-se de que os formulários são acessíveis por teclado

Muitos usuários só podem navegar e usar a web através do teclado. Você deve garantir que os formulários em seu web site possam ser concluídos usando apenas o teclado. Existem alguns empecilhos que tornam os formulários totalmente inutilizáveis com o teclado, das quais a mais comum é a linguagem de programação JavaScript. Tenha cuidado no uso do JavaScript para manipular os dados de formulário, definir o foco, alterar elementos de formulário ou submeter formulários. Cada um destes itens pode tornar o formulário difícil ou impossível, para completar ou entender, usando apenas o teclado. Sempre teste a acessibilidade através do teclado para os formulários do seu site

3. Associe etiquetas de formulários com campos de entrada

Etiquetas de texto devem descrever a função de cada campo de formulário. Posicione a etiqueta junto ao seu respectivo campo de formulário (ou seja, caixa de texto, caixa de seleção,menu, etc).

As etiquetas são normalmente posicionadas acima ou à esquerda do campo de formulário, no entanto, as etiquetas de caixas de seleção e radio buttons (botão de opção) estão geralmente à direita do campo de formulário. Para que usuários cegos tenham acesso a estas opções, as etiquetas podem ser associadas programaticamente com campos de formulário utilizando marcação HTML. O elemento <label> é utilizado para associar uma etiqueta de texto a um campo de formulário. Isso permite que um leitor de tela leia o texto da etiqueta associada quando o usuário navegar pelo campo de formulário.

Os usuários de leitores de tela geralmente navegam através de um formulário usando a tecla Tab para saltar de campo de formulário para outro campo. Etiquetas de texto associadas são lidas em cada campo de formulário quando o usuário navega por eles. Qualquer conteúdo de texto que não seja uma etiqueta e estiver entre os campos de formulário são normalmente pulados. Tenha certeza de incluir sugestões ou instruções importantes em etiquetas associadas ou no início do formulário.

Você pode conferir estas e outras dicas em: https://goo.gl/Wvpbn2

Acessar Ir para o topo