A inclusão de alunos surdos na escola regular
A inclusão de alunos surdos na escola regular
Orientador: Prof. Dra. Margarida Maria Pimentel de Souza
Autor Principal: Joelina Kely Silva Moreira
Coautor: Lilia Alves Da Silva
A inclusão é um tema novo, ma já bastante discutido no campo da educação. Trata-se de inserir alunos especiais no sistema de ensino. Na Lei 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o artigo 58 trata da Educação Especial, afirmando que a educação desses alunos deve ser ofertada preferencialmente na rede regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo discutir se a escola regular está apta a receber um educando surdo. Para o desenvolvimento do trabalho houve inicialmente uma pesquisa bibliográfica, e após uma de campo, ocasião na qual houve visita a uma escola regular e uma especial. Diante de experiências nas escolas, na disciplina de LIBRAS, foi constatado que a rede regular ainda não está preparada para receber alunos surdos, pois mesmo exigindo-se um intérprete, não é garantido que tenha em todas as escolas. Concluiu-se assim que devemos lutar por uma qualidade na educação de surdos, na busca de mais intérpretes em escolas regulares.
Palavras – chave: Educação, Inclusão, LIBRAS.