Divulgação do cronograma das apresentações e palestras da VII Semana de Inclusão e Acessibilidade (VII SIA) e I Encontro de Pedagogia Bilíngue Libras Português

9 de maio de 2019

Dia 15

Manhâ:

  •  Credenciamento (8h);
  • Mesa de Abertura (9h);
  • Apresentação Cultural
  • Palestra – Curso de Pedagogia Bilíngue EAD – INES (10h)

Keite Melo – Coordenadora de Mediadores do curso Pedagogia Bilíngue;
Mara Lopes – Coordenadora do Núcleo de Educação Online –  NEO;
Tiago da Silva Ribeiro – Coordenador do Corso Pedagogia EAD;

Tarde:

  •  Mesa – A Criança Surda: Contexto Inicial: Profa. Marilene Munguba; Juliana Donato Nóbrega – Fonoaudióloga e Marta Benevides- Psicóloga (13h30)
  • Exposição de Banners (16h às 19h)

Título: Os desafios da inserção das crianças com síndrome congênita do zika nos centros de educação infantil (CEI) do município de fortaleza
Autor Principal: Aldenize Maria Chaves de Mendonça

Título: Teoria piagetiana e educação inclusiva: estudo com alunos com deficiência intelectual do Atendimento Educacional Especializado
Autor Principal: Diego Oliveira Lira

Título: Acessibilidade e educação inclusiva: entrecruzando reflexões
Autor Principal: Thamires Rocha Aguiar

Título: A importância da família no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual
Autor Principal: Rosana Moura de Oliveira

Título: Contribuições do professor de atendimento especializado educacional no processo de inclusão em escolares com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa
Autor Principal: Carla Samya Nogueira Falcão

Título: O aprendizado da Libras por alunos com Síndrome de Down não-verbal.
Autor Principal: Claudia Rodrigues da Silva

Título: Atendimento educacional especializado atribuições e contribuições para a prática pedagógica
Autor Principal: Danielle Gonzaga da Silva

Título: Os Desafios da Acessibilidade e Inclusão na Educação Básica
Autor Principal: Lilian Valesca da Silva Albano Martins

Título: Escola e Comunidade: desafios para uma efetiva inclusão
Autor Principal: Raquel Di Paula Mesquita Lima de Oliveira

Título: As estratégias utilizadas no processo de aquisição de libras por crianças surdas
Autor Principal: Tania Vilero da Silva

Título: Aprendizagem da segunda língua pelo surdo: superação e/ ou exclusão
Autor Principal: João Martins de Morais Neto

Título: Ensino de Libras a um adolescente surdo atendida no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) de Fortaleza
Autor Principal: Andrei Junior da Costa

Título: Acadêmicos de Educação Física estão preparados para atuar com pessoas deficiência? Estudo focado em universidades federais brasileiras
Autor Principal: Lara Chagas de Cerqueira

Título: Ensinando e aprendendo Libras no contexto da Fonoaudiologia – um relato de experiência
Autor Principal: Juliana Donato Nóbrega

Título: Desafios vividos na escola bilíngue do ponto de vista docente
Autor Principal: Angerline Da Costa Barros

OBS.: Todos os trabalhos em banner serão expostos a partir das 16h

Noite:

  •  Palestra – Espectro de Possibilidades na Ed. Infantil: professor Cláudio Bezerra (18h30)
  • Encerramento da Exposição de Banner (19h);

Dia 16

Manhã

  • Palestra – Literatura infantil e contação de histórias em Libras – Lyvia de Araujo Cruz (8h30)
  • Apresentação de Trabalhos (9h30)

Título: Língua de sinais e o ensino da geografia: cartografando em libras.
Autor Principal: Ana Menezes

Título:  A formação docente na perspectiva da educação inclusiva: o professor e a educação para todos.
Autor Principal: Beatriz de Holanda Rosa

         Título:Projeto Blog Escolar Gazeta Bilíngue: Novas Tecnologias Aliadas À Educação Bilíngue.
Autor Principal:
Maria Patrícia Barros Lima

          Título: Libras… Pra que te quero?
          Autor Principal: Edilene Sousa

Tarde

  • Mesa – Ensino de Portugês para crianças com deficiências sensoriais: Profª Naizete Marinho; Aline Almeida e Meirylane Castro Alves (13h30);
  • Apresentação de Trabalhos (15h30)

Título: Escola e Inclusão Social: análise de uma realidade escolar da rede municipal de Itapajé-Ce.
Autor Principal: Reyjane Sousa Brito

Título: A acessibilidade física no processo de inclusão nas escolas públicas de Maranguape.
Autor Principal: Virna Maria Oliveira

Título: Investigando o uso das tecnologias por usuário com TEA.
Autor Principal: Verilene Dantas Ferreira

Noite

  • Mesa – Gerenciamento das escolas Bilíngues: Direção do ICES: Carla Alvez; Direção do F.S.- Irmã Sônia; Representante da Secretaria de Educação do Estado (18h30)
  • Apresentação de Trabalho (20h)

Título: Relato de experiência como mediadoras do curso de Pedagogia Bilíngue.
Autor Principal: Nadia Maria Fonseca Campos Ribeiro

         Título:O Ensino de Libras para crianças surdas.
Autor Principal:
Ellen Soares de Loiola


Dia 17

Manhã

  • Mesa – Deficiência Múltipla no Contexto do Ensino Básico: Fisioterapeuta: Alice Maria de Sá Câmara; Terapeuta Ocupacional:Daniele Maralisi Bertini Magalhães; Profa. Lucimeire Moura (8h30);
  • Apresentação de Trabalhos (10h)

Título: Recepção e inclusão de uma criança com Hidrocefalia e Deficiência Motora numa turma de Educação Infantil.
Autor Principal: Maria José Gonçalves;

Título: Inclusão escolar e autismo: entre as leis e as práticas.
Autor Principal: Tatiana Apolinário Camurça

Tarde

  • Palestra – Ensino de Libras para crianças ouvintes: Mariana Figueiredo e Paula Karoline Galvão (13h30);
  • Palestra – A criança surdocega na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: Profa. Natália Almeida (15h30)

Noite

  • Mesa de Encerramento – Das vantagens e desafios da escolarização conjunta: Profa Marta Batista – Diretora da Escola Suderland Bastos ; Profa Francisca Anice Bezerra – Professora do AEE do Município de Horizonte; Profa Elizath Gomes – Diretora da E. P. Joaquim Nogueira (18h30)
  • Apresentação cultural: Verso de Boca