Censo Incluir será realizado a partir de 20 de novembro, na UFC, através do SIGAA

Data de publicação: 30 de novembro de 2016. Categoria: Notícias UFC Inclui

Mulher cadeirante a frente na entrada da biblioteca do centro de humanidadesA Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC-Inclui) vai realizar, a partir de 20 de novembro, o Censo Incluir, pesquisa que servirá de subsídio para o aprimoramento de políticas de acessibilidade em desenvolvimento na instituição.

PÚBLICO ALVO DA SECRETARIA DE ACESSIBILIDADE

Estudantes de graduação e pós-graduação e servidores com deficiência física, sensorial (visão e audição), intelectual ou múltipla; transtorno do espectro autista (TEA) ou com altas habilidades/superdotação e que em interação com diversas barreiras (linguística, espacial, comunicacional, pedagógica, atitudinal, tecnológica etc.) podem ter obstruída sua participação plena e efetiva, com segurança e autonomia, no ambiente acadêmico, tanto na relação com as demais pessoas, quanto no acesso ao conhecimento, informações, espaços e serviços da UFC.

IMPORTÂNCIA DO CENSO

As informações coletadas pelo Censo Incluir servirão de subsídios para o aprimoramento de políticas de acessibilidade em desenvolvimento na UFC, pautadas no princípio: nada sobre nós sem nós. Isso significa que identificar e ouvir o público alvo, e conhecer suas necessidades constituem elementos de fundamental importância para a realização de ações assertivas que, tão somente atendam às demandas específicas desse público, mas que destacam suas possibilidades.

ONDE E QUANDO

A partir do dia 20 de novembro de 2016, os estudantes deverão preencher o formulário que será exibido no SIGAA. As informações prestadas são confidenciais e, portanto, tratadas com respeito e sigilo. A UFC conta com sua participação! Afinal, a acessibilidade é para todos e tem a ver com cada um de nós.

INFORMAÇÕES ACERCA DO PÚBLICO ALVO

A cegueira e a baixa visão compõem a condição de deficiência visual. Aqueles com baixa visão se diferenciam dos cegos por apresentarem perda de campo visual e comprometimento na visão central ou periférica, mantendo preservada alguma percepção visual, em graus e especificidades variadas. As pessoas com baixa visão necessitam de lupas ou potentes recursos ópticos para ler. Atenção: quem usa óculos não se enquadra nesse público.

A condição de perda auditiva engloba os surdos que não ouvem a voz humana, porém falam a língua de sinais (Libras, no Brasil), e aqueles que têm resíduos auditivos preservados. Estes, denominados deficientes auditivos, apresentam perda auditiva em variados grau, mas podem se beneficiar de próteses auditivas para o acesso à voz humana.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne aqueles que, em graus variados, apresentam comprometimento na comunicação, no comportamento e na socialização. As principais características deles são: tendência ao isolamento; dificuldade em manter uma conversa coerente, olhando no olho do outro; preferência por falar sobre assuntos de seus interesses específicos; dificuldade em expressar seus sentimentos e compreender os sentimentos e respostas sociais dos outros; resistência a mudanças no ambiente e na rotina; ter boa memória e parecerem ingênuos; perfeccionismo etc. Parte deles (30%) não apresenta deficiência cognitiva/intelectual.

As Altas Habilidades/Superdotação se caracterizam pelo expressivo potencial de uma pessoa em várias áreas, isoladas ou combinadas, quais sejam: cognitiva/intelectual, acadêmica, psicomotora, artes etc. Esse público destaca-se ainda pela elevada criatividade, grande interesse e envolvimento na aprendizagem e na realização de atividades em áreas específicas de sua preferência.

Fonte:
Profa. Vanda Magalhães Leitão