Comissão de Obras de Acessibilidade Arquitetônica é instalada na UFC

Data de publicação: 16 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias UFC Inclui

A recém-instalada Comissão de Obras de Acessibilidade Arquitetônica da UFC deverá ter como prioridade a análise dos projetos arquitetônicos de obras no Centro de Humanidades 1. Na sequência, serão analisados projetos referentes à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e à Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT). Posteriormente, serão analisadas demandas das demais unidades acadêmicas e administrativas.

A definição das prioridades foi confirmada ontem, durante reunião de instalação da Comissão. No encontro, também foram elaborados o plano de trabalho da Comissão e cronograma de reuniões.

participantes da reunião de instalação da Comissão de Acessibilidade Arquitetônica sentados ao redor de uma mesa (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A reunião de instalação da Comissão de Acessibilidade Arquitetônica discutiu as prioridades iniciais de trabalho (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A Comissão foi criada por portaria do reitor de 15 de janeiro deste ano. Ela é composta por cinco integrantes fixos, sendo três da Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui) e dois da Superintendência da Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra). Também farão parte, de forma temporária, os gestores de cada unidade administrativa ou acadêmica e um servidor indicado por eles, durante a análise de obras de interesse da respectiva unidade.

Todas as demandas de obras das unidades acadêmicas e administrativas que envolvam acessibilidade deverão passar inicialmente pela Comissão. Uma vez analisadas e aprovadas do ponto de vista técnico, a Comissão deverá definir a ordem de prioridade de execução das demandas.

Na sequência, as prioridades serão analisadas, do ponto de vista orçamentário e financeiro, em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da UFC, para só então seguir para a execução na UFC Infra.

“Queremos nos tornar a Universidade referência em acessibilidade, e é por isso que estamos iniciando com acessibilidade arquitetônica”, explica a presidente da Comissão, Profª Marilene Munguba, da UFC Inclui.

Segundo ela, a definição do CH1 como prioridade das obras está relacionada à demanda da própria comunidade, uma vez que o Centro abriga o prédio onde funcionará o Curso de Letras Libras, o Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos (DELLES) e a própria UFC Inclui. “É um local com nível extremamente reduzido de acessibilidade. E a gente recebe demanda o tempo todo. Uma pessoa cega não consegue chegar aqui sem apoio”, relata.

Fonte: Profª Marilene Munguba, titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui –
e-mail: marilenemunguba@acessibilidade.ufc.br