Grupo de Estudos 2015

Textos já estudados abaixo:

Encontro do dia 26 de março de 2015:

RODRIGUES, David. A inclusão na universidade: Limites e possibilidades da construção de uma universidade inclusiva. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, n. 23, p. 1-5, jan./ abr. 2004

MAGALHÃES, Rita de Cásia Barbosa Paiva. Ensino Superior no Brasil Inclusão de Alunos com Deficiência. p. 1-18

Encontro do dia 30 de abril de 2015:

GLAD, Rosana; OLIVEIRA, E. S. G. Adaptação Curricular: educação Inclusiva no Brasil. Banco Mundial – Cnotinfor Portugal. P. 1-34

SOUSA, J.B. Jornalismo e Acessibilidade: Apontamentos sobre Contratos de Leitura para Efeitos de Reconhecimento de Leitores Especiais de Jornais Online. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO, 5, Campo Grande-MS. Anais. Campo Grande-MS, 2014.

Encontro do dia 28 de maio de 2015:

SOUSA, C. S. RAABELO, J. S. Biblioteca Inclusiva: Construindo Pontes entre o Visível e o Invisível. p. 59-64

PUPO, D. T. MARTINS, V. S. G. Construção de Parâmetros para Implantação de Bibliotecas Acessíveis. Gestão & Conexções – Management And Connections Journal, Vitória (ES), v. 3, n. 1, p. 23-42, jan.jun. 2014.

Encontro do dia 25 de junho de 2015:

Exibição e do filme: Vermelho como o Céu (título original: Rosso Come il Cielo)

Encontro do dia 27 de agosto de 2015:

OMOTE, Sadao. Deficiência e não-deficiência: recortes do mesmo tecido. Revista brasileira de educação especial, v. 1, n. 2 p. 65-75, 1994.

LOUREIRO, M. C. B. LEITÃO, V. M. VIANA, T. V. Representações Sociais da Deficiência: a Importância do constructo para as ações de avaliação e atendimento.

Encontro do dia 24 de setembro 2015

RAMOS, Graciliano. A terra dos meninos pelados. Rio de Janeiro: Record, 2014. 88p.

GOFFMAN, Erving. Estigma e identidade social. In: ______. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. [S.l.: s.n.], 1963. p. 5-37. Tradução de: Mathias Lambert.

Encontro do dia 29 de outubro de 2015

PORTO, Bernadete de Souza; CRUZ, Silvia Helena Vieira. Uma pirueta, duas piruetas…Bravo! Bravo! A importância do brinquedo na educação das crianças e de seus professores. 2004.

GOFFMAN, Erving. Estigma e identidade social. In:______. Controle de informação e identidade pessoal. [S.l.: s.n.], 1963. p. 38- 90. Tradução de: Mathias Lambert.

Encontro do dia 26 de novembro foi transferida para o dia 10 de dezembro.

Exibição do Filme: Intocáveis – França, 2011. 112 min.