Acessibilidade nas escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas, estadual e municipal

Orientador: Zilsa Maria Pinto Santiago
Autor Principal: Thaynara Mayra Maciel Belisario
Coautor: Milena Scur Wagner

O presente trabalho é fruto do projeto de extensão descrito no título acima e, com o intuito da busca de melhoria de políticas públicas, possui como objetivo estudar e analisar a acessibilidade em escolas de diversos bairros da cidade de Fortaleza, e reforçar a importância do desenho universal na arquitetura escolar. É utilizada como metodologia de campo a Avaliação Pós-Ocupação (Ornstein, 1992) com foco na avaliação física e acessibilidade espacial. As visitas às escolas ocorrem de forma a diagnosticar as condições de acesso de cada uma delas, para posteriormente confrontá-las com as normas técnicas vigentes (da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT). A visita de campo engloba levantamento fotográfico, levantamento arquitetônico e produção de croquis. Este projeto funciona em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará, com o qual acontecem reuniões de alinhamento. A partir das visitas, como resultado são elaborados relatórios técnicos de forma individual para cada escola, visando levantar o que está em acordo e desacordo com as normas, apontando os problemas e as soluções para cada situação, além de esclarecer a importância do uso do desenho universal nos diversos ambientes que compõem uma escola. Como conclusão, os relatórios produzidos apontam que muitas das escolas visitadas apresentam obstáculos na acessibilidade espacial que dificultam a mobilidade, repercutindo em mal estar para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.