Educar para incluir: um projeto para a vida

Orientador: Marlúcia Chagas de Lima
Autor Principal: Marlúcia Chagas de Lima
Coautor: Julia Soares / Diana Monteiro

O presente projeto é uma iniciativa da Célula de Educação Infantil do Distrito de Educação 6, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza(SME), e tem por finalidade fortalecer as ações de inclusão escolar do Grupo de Atendimento Educacional Especializado(AEE).

Tem como foco a formação dos(as) professores(as) lotados(as) em salas de aulas de unidades escolares que atendem crianças de 0 à 5 anos e 11 meses. Também, pretende-se acompanhar e assessorar o atendimento às crianças com deficiência por meio da sensibilização e orientação das famílias e, quando necessário, o encaminhamento ao tratamento clínico e especializado em outros ambientes não escolares.

Para cumprir tal intento, será utilizado um plano de ação(metas, ações e etapas). Também faz-se necessária a busca de parcerias com outros setores da sociedade civil, unindo esforços na luta pela implementação das políticas públicas voltadas para a inclusão das crianças com deficiências no ensino regular, garantindo o direito de todos à educação.

Os resultados desse trabalho foram registrados pelos professores lotados em sala de aula regular. Essa avaliação ocorreu durante o processo formativo dos referidos professores. Cabe uma reflexão sobre o resultado dessas avaliações e uma busca de alternativas para suprir as necessidades pedagógicas observadas.

Palavras chaves: Educação Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil