Mouse adaptado: tornando acessível as tecnologias assistivas

Orientador: Edilson Rocha Porfirio Filho
Autor Principal: Francisco José Prado Junior
Coautor: Valcides Carneiro Moraes, Tales Carneiro Galucio

Como possibilitar à pessoa com necessidades especiais o uso dos periféricos de entrada (mouse e teclado) do computador para uso cotidiano e com baixo custo? Foi feita uma pesquisa de campo na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sobral – CE. Dentre os equipamentos que há na instituição, foi escolhido o mouse BigTrack, composto por uma esfera e dois acionadores. A esfera serve para mover o cursor e os acionadores esquerdo e direito para os cliques esquerdo e direito, respectivamente. O seu preço no mercado é em torno de R$ 510,00, sendo inviável sua compra pelos alunos. Visto a problemática, a proposta era de produzir um mouse adaptado a um baixo custo utilizando materiais recicláveis e de fácil obtenção. Através de testes realizados com diversos materiais de fácil obtenção, foi produzido um protótipo do mouse por um custo médio de R$ 40,00, adicionalmente foi projetado um software que permite ao assistido utilizar o mouse como um teclado. O protótipo atende todas as funções do mouse BigTrack e mais algumas extras – um scroll e um acionador extra exclusivo para o uso do software auxiliar-, além do próprio programa para a digitação. Com seu baixo custo e fácil obtenção permite ser acessível a todos, independentemente da classe social.