O Ensino da Música como fator de Inclusão

Orientador: Eveline Maria Costa Fernandes
Autor Principal: Izabel Cristina Lopes de Almeida
Coautor: Ana Jéssica Soares da Silva

Este trabalho tem como objetivo analisar a prática do ensino da Música para crianças com deficiências, ou seja, como o ensino da Música contribui para a inclusão das crianças com deficiências no espaço escolar, quais são as práticas de ensino mais utilizada pelos professores da rede regular nas escolas do ensino fundamental em Fortaleza. O objetivo dessa análise é apontar a música como atividade prazerosa e importante ferramenta educativa em todos os movimentos na vida dos alunos com deficiências. Na etapa dos procedimentos metodológicos utilizamos a pesquisa bibliográfica para a seleção de textos que servirão para fornecer o embasamento teórico. Serão feitas a pesquisa de campo e a forma de coleta e descrição de dados, será uma pesquisa transdisciplinar uma vez que buscará em várias áreas fundamentação teórica. Descreveu-se a história da educação musical no Brasil e uma retrospectiva histórica da Inclusão. Constatamos que existem poucos profissionais com formação específica em Música e a maioria deles desenvolvem atividades focando os processos de aprendizagens com alunos ditos normais; a educação musical voltada para alunos com deficiência tem sido debatida em congressos e encontros nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical a partir d a obrigatoriedade do ensino da Música com a promulgação da lei nº 9.394, acredita-se que com a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular Lei nº 13. 146, o número de pesquisas aumente.