Os desafios de acessibilidade da pessoa com deficiência visual na IES privada da região metropolitana de Fortaleza

Orientador: Diana Vanessa Pereira
Autor Principal: Josevan Beviláqua Soares
Coautor: Diana Vanessa Pereira

A educação brasileira vive um intenso processo de transformações motivada pela concepção do paradigma da educação inclusiva e essas evocam importantes avanços no que tange o ensino superior e as práticas educacionais especializadas para estudantes com deficiência no contexto brasileiro. Nesse sentido o estudo objetiva identificar os desafios de acessibilidade da pessoa com deficiência no ensino superior na IES privada do Município de Caucaia/CE. A metodologia é de natureza qualitativa, tendo com foco pesquisa documental, bibliográfica e campo. E como técnicas foi utilizada observação direta e registros em diário de campo. Os resultados encontrados comprovam que houve crescimento da inserção de pessoas com deficiência no ensino superior na IES citada, registra-se estudantes com deficiência visual, surdez e motora. Atualmente, apenas um estudante com deficiência visual. Concluímos que esse crescimento se deve aos marcos legais, através de políticas públicas, em que assegura às pessoas com deficiência acesso e permanência ao ensino superior, estabelecendo também que as instituições assegurem um sistema educacional inclusivo, atendendo as necessidades específicas apresentadas por esse público, através de ações que elimine as barreiras pedagógicas, arquitetônicas, atitudinais e de comunicação. É importante destacar que os desafios encontrados diz respeito ao acesso aos livros, pois infelizmente não existe disponibilidade em áudiobooks ou tradução em braille dos livros didáticos.