PIBID ARTES VISUAIS: a interdisciplinaridade com a LIBRAS

Orientador: Rundesth Saboia Nobre
Autor Principal: José Vinícius de Melo Scheffer
Coautor: Amanda Oliveira dos Santos

Pesquisa em Ensino de Artes Visuais, que tem como objeto de estudos a formação de professores de Artes Visuais num contexto transversal dentro das possibilidades no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Dentre outros objetivos, exploram-se momentos de metodologias de ensino de artes visuais e diálogos que atravessam a formação, a prática e a aprendizagem dos bolsistas do subprojeto Artes Visuais/IFCE. Nessa perspectiva, trago uma vivência na qual aplicado a LIBRAS e a Cultura Surda através dos conteúdos programáticos das artes visuais para alunos da rede básica de ensino na periferia de Fortaleza/CE. O recorte metodológico, até então utilizado foi diário de campo feito a partir das observações nas oficinas, vivências realizadas no PIBID e na Escola Estadual Plácido Aderaldo Castelo . Até então, os dados coletados, apontam para como tem se desenvolvido a formação de professores atuando com o ensino bilíngue, a inserção da LIBRAS nas escolas e no currículo e a construção da interdisciplinaridade das disciplinas.