Projeto UFCA Acessível – Um projeto entre universidade e comunidades do Cariri

Autor Principal: Cristina Rejane Feitosa Silva
Coautor: Francisco Celestino de Andrade Filho, Sabrina Ribeiro Rodrigues

Objetivos

O Projeto UFCA Acessível, tem por objetivo desenvolver ações voltadas à comunidade interna da Universidade Federal do Cariri e à comunidade externa, visando promover conhecimentos acerca da acessibilidade e da inclusão no meio social.

Metodologia

A proposta do projeto é desenvolvida através de palestras, oficinas, fóruns e mesas redondas. As atividades acontecem no âmbito acadêmico, assim como em instituições parceiras, para isso, contamos com profissionais que possuem conhecimento sobre as áreas inclusivas, que ajudam no decorrer dos eventos.

Resultados

A partir dos eventos realizados (palestras, oficinas, fóruns e mesas redondas), foi possível alcançar, de maneira efetiva, os objetos almejados. Avanços: levar a um maior número de alunos internos/externos a oportunidade de vivenciar um pouco mais sobre a acessibilidade e o cotidiano das pessoas com algum tipo de deficiência, gerando respeito/empatia, bem como informações relevantes de como se portar.

Conclusão

Conseguimos alcançar um público satisfatório e, com isso, passar a importância de se debater uma inclusão efetiva nos espaços trabalhados.

Instituição, Cidade e Estado

Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE

Co-Autor(es):

Autor(a): Cristina Rejane Feitosa Silva (Profissional)

Co-autores: Francisco Celestino de Andrade Filho (Profissional), Sabrina Ribeiro Rodrigues (Estudante)

Palavras-chave: UFCA acessível; Acessibilidade; Inclusão

Proponente: Profissionais e Estudantes