A educação física no processo de inclusão de alunos com deficiência visual: um estudo de caso na escola da região metropolitana do ceará

Autor principal: Carla Samya Nogueira Falcão
Co-autor: Carlos Wendel Nogueira Falcão
Orientador: Livia Maria de Lima Santiago

O acesso das pessoas com deficiência às escolas comuns aumentou nas últimas décadas, contribuindo para o processo de inclusão escolar. Este estudo objetivou investigar a inserção de alunos com deficiência visual (DV) nas aulas de Educação Física. Participaram desta pesquisa um professor de Educação Física e uma aluna com DV da Escola do Município de Eusébio. Trata-se de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, no qual foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada, dividida em três blocos de conteúdo, sendo: I – Identificação pessoal; II – Orientação e Mobilidade e III – Inclusão escolar, com nove perguntas para o professor e cinco para a aluna. Notou-se que o conhecimento do professor sobre às metodologias e abordagens para alunos com DV é um fator determinante para alcançar êxito no processo de inclusão escolar, consequetemente dificulta de maneira expressiva o entrosamento do aluno com DV nas atividades com seus pares. O docente demonstrou falta de conhecimento sobre o conceito da Orientação e Mobilidade para uma autonomia no cotidiano do aluno com DV no ambiente escolar. O mesmo informou não ter nenhum curso direcionado para pessoas com deficiência. Identificou-se que a aluna não participa das aulas práticas de Educação Física, limitando-se apenas as aulas teóricas. A discente demonstrou interesse em participar das atividades propostas durante as aulas da disciplina. O docente informou ter receio em machucar o aluno com DV nas aulas de EF.

Palavras-Chave: Educação Física. Deficiência Visual. Inclusão Escolar.