Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Acessibilidade

Área do conteúdo

Os Áudio Games Como Ferramenta De Mediação Da Informação Para Estudantes Com Deficiência Visual.

Os Áudio Games Como Ferramenta De Mediação Da Informação Para Estudantes Com Deficiência Visual.

Autor Principal: Igor Peixoto Torres Girão
Co-Autor: Luís Tadeu Feitosa
Orientador: Luís  Tadeu Feitosa

A sociedade deixou de ser pautada no trabalho braçal e passou a ser uma sociedade baseada na criatividade. Ser criativo implica em ser receptivo e a todo o momento ser um aprendiz em potencial. Para as pessoas com deficiência visual é imperativo que haja uma preocupação com a Acessibilidade da Informação. Tendo em vista a necessidade de mediar a informação para deficientes visuais, nos questionamos : : os Áudio games possibilitam a mediação da informação em um ambiente de ensino e aprendizagem? O objetivo da pesquisa é investigar qual potencial dos áudio games do pacote Dos Vox como ferramenta de mediação da informação no contexto de ensino e aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Específicos: avaliar e descriminar os áudio games do pacote Dos Vox como instrumentos de mediação da informação e avaliar a percepção dos professores usuários do DosVox a aplicabilidade dos áudio games como ferramenta de mediação da informação. Metodologicamente a pesquisa se constitui como um estudo qualitativo feito a partir de uma reunião bibliográfica , foi usado o Estudo de caso e Estruturalismo. As etapas da pesquisa desvelarão os argumentos que ensejam a premência de pensar nos áudio games como ferramenta que merece a atenção de pesquisadores que objetivam desenvolver instrumentos que gerem acessibilidade e inclusão às informações pedagógicas. Fazendo do meio o lugar de mediação (GOMES, 2014) usando conceitos de Huizinga (1999) sobre o conceito de jogos.

Palavras-Chave: áudio games. deficiência visual. acessibilidade. inclusão.

Acessar Ir para o topo