Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Acessibilidade

Área do conteúdo

Plano Desenvolvimento Individual (PDI) para alunos com deficiência.

Plano Desenvolvimento Individual (PDI) para alunos com deficiência.

Autor Principal: Tereza Cristina Lima Barbosa
Co-Autor: Francisca Aline Almeida Silva
Orientador: Ana Paula Lima Barbosa

Justifica-se o presente estudo por entender que a Educação Especial de perspectiva inclusiva busca atender às exigências de uma sociedade que sempre se renova e precisa vencer preconceitos. O objetivo geral foi mapear as experiências existentes de planejamento e execução do Plano de Desenvolvimento Individual pelo Brasil e, especificamente, analisar como ocorre a construção do PDI para atender a escolarização de pessoas com deficiência e verificar que benefícios o PDI traz para esses alunos. O levantamento compreende trabalhos realizados entre 2012 e 2017, feito por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico. Os resultados do estudo apontam que a produção contemporânea sobre a educação inclusiva e o PDI, quando elaborado de forma colaborativa entre os professores, corrobora para que este instrumento seja visto como apoio ao trabalho pedagógico especializado com os alunos com deficiência, favorecendo a tomada de decisões com vistas ao desenvolvimento dos discentes, a partir de suas potencialidades. Contudo são experiências infelizmente ainda pontuais de compreensão da necessidade de elaboração, execução e avaliação de PDI nas redes de ensino. Isto se dá principalmente por desconhecer como proceder essa prática pedagógica específica e não por ignorar a importância desse instrumento. A pesquisa ancorou-se nos estudos de autores como Aranha (2010) e Glat (2005, 2007, 2011, 2012).

Palavras-Chave: Plano Educacional Individualizado. Práticas pedagógicas. Formação Continuada.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo