Plano Desenvolvimento Individual (PDI) para alunos com deficiência.

Autor Principal: Tereza Cristina Lima Barbosa
Co-Autor: Francisca Aline Almeida Silva
Orientador: Ana Paula Lima Barbosa

Justifica-se o presente estudo por entender que a Educação Especial de perspectiva inclusiva busca atender às exigências de uma sociedade que sempre se renova e precisa vencer preconceitos. O objetivo geral foi mapear as experiências existentes de planejamento e execução do Plano de Desenvolvimento Individual pelo Brasil e, especificamente, analisar como ocorre a construção do PDI para atender a escolarização de pessoas com deficiência e verificar que benefícios o PDI traz para esses alunos. O levantamento compreende trabalhos realizados entre 2012 e 2017, feito por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico. Os resultados do estudo apontam que a produção contemporânea sobre a educação inclusiva e o PDI, quando elaborado de forma colaborativa entre os professores, corrobora para que este instrumento seja visto como apoio ao trabalho pedagógico especializado com os alunos com deficiência, favorecendo a tomada de decisões com vistas ao desenvolvimento dos discentes, a partir de suas potencialidades. Contudo são experiências infelizmente ainda pontuais de compreensão da necessidade de elaboração, execução e avaliação de PDI nas redes de ensino. Isto se dá principalmente por desconhecer como proceder essa prática pedagógica específica e não por ignorar a importância desse instrumento. A pesquisa ancorou-se nos estudos de autores como Aranha (2010) e Glat (2005, 2007, 2011, 2012).

Palavras-Chave: Plano Educacional Individualizado. Práticas pedagógicas. Formação Continuada.