Trabalhos aceitos na Semana de Inclusão e Acessibilidade 2017
Data da publicação: 15 de maio de 2017 Categoria: Notícias UFC IncluiA quinta Semana de Inclusão e Acessibilidade, que terá como tema: “A compreensão social da deficiência e o desafio da acessibilidade atitudinal”.
Confira abaixo a lista* dos trabalhos aceitos:
*Por ordem alfabética dos títulos dos trabalhos
1 | Título: “Nada sobre nós, sem nós”: a influência da acessibilidade atitudinal no processo de formação de universitários com deficiência visual. Orientador: Ms. Selênia Maria Feitosa e Paiva Autor Principal: Idalícia Araújo Estrela Coautor: Ms. Selênia Maria Feitosa e Paiva |
2 | Título: A aplicação da acessibilidade atitudinal no ensino de espanhol como língua estrangeira por meio de multi e múltiplos letramentos Orientador: Beatriz Furtado Alencar Lima Autor Principal: Fátima Thaís de Almeida Reinaldo Coautor: André Luíz Gomes e Dayana da Silva Alves Rodrigues |
3 | Título: A formação do psicólogo perpassada pela práxis na acessibilidade atitudinal em uma instituição do ensino superior – um relato de experiência Orientador: Marilene Calderaro Munguba Autor Principal: Débora Rocha Carvalho Coautor: Terezinha Teixeira Joca; Rafaelly Naira da Silva |
4 | Título: A importância da família no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual Orientador: João Monteiro Vasconcelos Autor Principal: Rosana Moura de Oliveira Coautor: Cíntia Raquel de Lima; Daiane Alves Lima |
5 | Título: A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR Orientador: Prof. Dra. MARGARIDA MARIA PIMENTEL DE SOUZA Autor Principal: JOELINA KELY SILVA MOREIRA Coautor: LILIA ALVES DA SILVA |
6 | Título: A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFC Orientador: Prof.a Dr.a Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos. Autor Principal: Ana Caroline de Sousa Silva Coautor: Prof.a Dr.a Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos. |
7 | Título: Acessibilidade nas escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas, estadual e municipal. Orientador: Zilsa Maria Pinto Santiago Autor Principal: Thaynara Mayra Maciel Belisario Coautor: Milena Scur Wagner |
8 | Título: Afetividade e Acessibilidade: um estudo com alunos surdos em ambiente universitário Orientador: Zulmira Áurea Cruz Bomfim Autor Principal: Diego Menezes Augusto Coautor: Zulmira Áurea Cruz Bomfim |
9 | Título: Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da Língua Brasileira de Sinais no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis. Orientador: Juan de Dios Bustamante Junior Autor Principal: Paulo Vitor Vilela Paiva Coautor: Francisco Alisson Pereira da Silva e Jessica Paula Aragão |
10 | Título: As praças do Centro de Fortaleza são espaços inclusivos? Orientador: Zilsa Maria Pinto Santiago Autor Principal: Carlos Bruno Oliveira Rocha Coautor: Fernanda Lessa Ribeiro |
11 | Título: Autismo e bullying escolar uma relação perigosa Orientador: Ana Carina Stelko Pereira Autor Principal: Carla Samya Nogueira Falcão Coautor: Carlos Wendel Nogueira Falcão |
12 | Título: Como a tecnologia assistiva colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa com deficiência Orientador: João Monteiro Vasconcelos Autor Principal: Danielle Cardoso dos Santos Coautor: Sem coautor |
13 | Título: Discurso e práticas comunicativas de inclusão na Campanha da Fraternidade Orientador: Edwin dos Santos Carvalho Autor Principal: Francisco Mário de Sousa Silva Coautor: Zuleide Fernandes de Queiroz |
14 | Título: EDUCAÇÃO DE SURDOS: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO MODELO EDUCACIONAL INCLUSIVO E DA CONTRAPROPOSTA DO MOVIMENTO SURDO Orientador: Mariana Farias Lima Autor Principal: Samantha Alves da Silva Coautor: não tem |
15 | Título: Educar para incluir: um projeto para a vida Orientador: Marlúcia Chagas de Lima Autor Principal: Marlúcia Chagas de Lima Coautor: Julia Soares / Diana Monteiro |
16 | Título: Fotografia Tátil como ferramenta de inclusão cultural Orientador: Roberto Cesar Cavalcante Vieira Autor Principal: Ana Carolina de Azevedo Salas Roldan Coautor: Giovanna Magda Souza e Silva |
17 | Título: INCLUSÃO POR MEIO DA LIBRAS: ESTUDO DE CASO EM UMA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO E GINÁSTICA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA Orientador: Jonathan Sousa de Oliveira Autor Principal: Ângela Maria Barbosa de Castro Coautor: Não tem |
18 | Título: Letramento Musical de um Estudante com Deficiência Visual: um relato de experiência na UFC, campus Fortaleza Orientador: Prof. Dr. Gerardo Silveira Viana Júnior Autor Principal: Paulo Mateus Silva Simião Coautor: Jonatas Souza e Silva |
19 | Título: Libras e os profissionais de educação Física em escolas estaduais Fortaleza CE Orientador: Michele Gonçalves Romcy Torres Autor Principal: Antônio Wesley Barbosa Pereira Coautor: Michele Gonçalves Romcy Torres |
20 | Título: Mouse adaptado: tornando acessível as tecnologias assistivas Orientador: Edilson Rocha Porfirio Filho Autor Principal: Francisco josé Prado Junior Coautor: Valcides Carneiro Moraes, Tales Carneiro Galucio |
21 | Título: O Ensino da Musica como fator de Inclusão Orientador: Eveline Maria Costa Fernandes Autor Principal: Izabel Cristina Lopes de Almeida Coautor: Ana Jéssica Soares da Silva |
22 | Título: O sentimento de pertença à universidade como uma questão de acessibilidade: contribuições de uma Psicologia Socioambiental Orientador: Zulmira Áurea Cruz Bomfim Autor Principal: Andersson de Castro Lima Coautor: Fábio Pinheiro Pacheco |
23 | Título: O uso de protocolos não autorizados e o direito à saúde das pessoas com deficiência Orientador: Beatriz Rego Xavier Autor Principal: Marília Carolina Veras Pedrosa Coautor: Lara Siqueira Ayres |
24 | Título: OS DESAFIOS DE ACESSIBLIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Orientador: Diana Vanessa Pereira Autor Principal: JOSEVAN BEVILÁQUA SOARES Coautor: DIANA VANESSA PEREIRA |
25 | Título: PIBID ARTES VISUAIS: a interdisciplinaridade com a LIBRAS Orientador: Rundesth Saboia Nobre Autor Principal: José Vinícius de Melo Scheffer Coautor: Amanda Oliveira dos Santos |
26 | Título: Projeto UFCA Acessível – Um projeto entre universidade e comunidades do Cariri Orientador: Cristina Rejane Feitosa Silva Autor Principal: Cristina Rejane Feitosa Silva Coautor: Francisco Celestino de Andrade Filho, Sabrina Ribeiro Rodrigues |
27 | Título: Sentindo a Química: Propagação do Ensino de Química em Grupos com Deficientes Visuais Orientador: Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil Autor Principal: Sarah Brenda Ferreira dos Santos Coautor: Aline Teixeira dos Santos e José Francisco Gomes Costa |
28 | Título: Visita a Sala de Recursos Multifuncionais e Atendimento Educacional Especializado Orientador: Robéria Vieira Barreto Gomes Autor Principal: Angélica Mota Barboza Coautor: Eliete Lima Oliveira e Renata Ingrid Freitas Andrade |
Calendário da V Semana de inclusão e Acessibilidade | |
Lançamento do Edital | 26 de abril |
Inscrições de Resumos | de 28 de abril à 08 de maio |
Período de Avaliação dos Resumos | de 09 de maio à 12 de maio |
Divulgação dos Resumos Aceitos | 15 de maio às 17h |
Inscrição Gerais (sem envio de resumos) | de 16 de maio à 19 de maio |
V Semana de Inclusão e Acessibilidade | de 24 de maio à 26 de maio |