UFC firma acordo para integrar a Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA)

Data de publicação: 20 de março de 2023. Categoria: Notícias UFC Inclui

A Universidade Federal do Ceará firmou acordo para integrar a Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA), que atua na promoção da acessibilidade e inclusão no ensino superior. O acordo, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de fevereiro, prevê cooperação técnica e plano de trabalho da rede para o intercâmbio de informações relacionadas à adaptação de materiais científicos em formato acessível.

Além da UFC, também celebraram referida parceria na mesma ocasião a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de Brasília (UnB).

A diretora da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, Fernanda Cláudia Silva, explica a relevância dessa cooperação para a comunidade universitária. “A REBECA representa um avanço à Universidade no quesito da acessibilidade, disponibilizando obras em formato acessível para alunos com deficiência visual e deficiência intelectual (DI) e permitindo uma troca de demandas interinstitucional. Em 2023.1 a UFC possui 205 alunos com deficiência visual e 80 alunos com deficiência intelectual, que serão o público-alvo desse acervo. Além disso, alcançará as outras instituições que fazem parte da rede”.

Para o desenvolvimento das atividades previstas na cooperação foi designada pelo reitor Cândido Albuquerque uma comissão permanente de gestão, composta por servidores do Sistema de Bibliotecas e da UFC Inclui que conduzem ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência na Universidade.

Um dos protagonistas desse processo é o Sistema de Bibliotecas da UFC, que poderá atuar para além da criação de materiais, mas ainda no desenvolvimento de pesquisas visando melhorias no atendimento aos usuários com deficiência. Atualmente, o Sistema tem buscado promover ações estratégicas nesse sentido, através da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência (SAPD), agora em transição para a Divisão de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (DAPD).