UFC Inclui e UFC Infra se reúnem para, em conjunto, otimizar ações de acessibilidade

Data de publicação: 23 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

A equipe da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, UFC Infra, esteve reunida com a equipe da Secretaria de Acessibilidade, UFC Inclui, a fim de compartilhar ideias, aprendizados e propostas para a otimização de ações de acessibilidade que englobam tanto intervenções físicas, como também outros tipos de ações.

Equipes da UFC Infra e UFC Inclui reunidas em uma sala, todos dispostos atrás de uma mesa de reuniões, posando para o registro fotográfico.A UFC Inclui é a unidade responsável por atender os estudantes público-alvo da educação especial, bem como estimular uma cultura de inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Ceará. A Secretaria também luta pela descentralização das iniciativas de acessibilidade, oferecendo suporte e orientação a professores, coordenadores, chefes de departamento, servidores técnico-administrativos e estudantes interessados em fazer sua parte nesse desafio.

A diretora de Estudos e Projetos da UFC Infra, Lara Lima, acredita que em momento de poucos recursos financeiros e humanos, devemos focar em ações de baixo custo e alto impacto, e que, para compreendermos quais são essas ações, precisamos nos aproximar dos discentes com necessidades especiais, pois a partir desta escuta, entenderemos como é a experiências deles dentro do território da UFC, e, então, podemos propor melhorias. Nesse sentindo, a equipe da UFC Inclui explicou que existe uma proposta de criação de um Fórum para Estudantes com Deficiência no qual discussões como esta estarão postas.

A UFC Infra já tem como premissa em seus projetos de reforma e  de novas edificações a garantia de acessibilidade universal. Para dar suporte a decisões da Reitoria, a Superintendência possui uma metodologia de priorização de projetos e obras, na qual o critério de insuficiência de acessibilidade possui um peso elevado neste ranqueamento.

A equipe de projetos da UFC Infra possui um corpo qualificado no que tange à acessibilidade dos espaços físicos, entretanto, o alinhamento com a Secretaria de Acessibilidade é fundamental para que possamos oferecer um ambiente mais seguro e otimizado para as pessoas com deficiência.

Fonte: UFC Infra.