Tudo o que você precisa saber sobre o cão–guia

Data de publicação: 16 de novembro de 2018. Categoria: Você Sabia?

Você sabia que, o cão-guia é responsável por auxiliar uma pessoa com deficiente visual a se locomover a qualquer lugar e, por estar a trabalho, sua entrada deve ser permitida em qualquer local? Esses cães ajudam pessoas com deficiência visual, deixando seu dia a dia mais prático, eles orientam a pessoa, facilitando sua locomoção em ambientes internos e externos, reduzindo significativamente as chances de acidentes. Porém, ao contrário de países como os Estados Unidos, faz pouco tempo que o Brasil trata com o trabalho dos cães-guia com a devida importância.

Contudo, observando a necessidade de acesso a diferentes locais por esse companheiro das pessoas com deficiência visual, em junho de 2005 foi aprovada a Lei n° 11.126, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia. A referida Lei foi regulamentada pelo Decreto n° 5.904, de 21 de setembro de 2006.

As raças mais comuns de cães-guia são Labrador, Golden Retriever e Pastor Alemão. As principais características que um cão-guia tem que possuir é força, inteligência, afabilidade e adaptabilidade, sendo assim, as raças citadas são as ideais para o trabalho. Nesse contexto, a responsabilidade de um cão-guia é bastante séria, então o animal é rigorosamente treinado para seguir algumas regras para auxiliar o seu dono. O cão-guia é treinado em escolas especiais. Geralmente, as instituições responsáveis por eles oferecem o serviço dos cães sem nenhum custo ao acompanhante, pois costumam operar sem fins lucrativos.

No entanto, essas instituições são raras aqui no Brasil, pois o custo para treinar um cão-guia é bastante alto (Cerca de 35 mil reais). Hoje, algumas instituições brasileiras focadas no treinamento de cães-guia são: Cão Guia Brasil, Adestramento cães & cia e Instituto Iris cão-guia, nessas instituições é possível doar ração, medicamentos, dinheiro, cães e fazer a solicitação para a obtenção de um cão-guia. Mas esse recurso, é privilégio de poucos e a lista de espera para se obter um cão-guia é enorme.

De acordo com o Conselho brasileiro de Oftalmologista, atualmente existem quase 6 milhões de pessoas que apresentam deficiência visual no Brasil, porém, a fila de espera para se obter um cão-guia é de 2 mil solicitantes, sendo que, somente 70 pessoas tem esse recurso. Para melhorar o quadro de cães-guias no Brasil, as organizações responsáveis trabalham de acordo com a quantidade de doações recebidas. Apenas assim podem treinar mais animais.

Fonte: http://desenvolver-rs.com.br/1358/sem-categoria/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-um-cao-guia-treinamento-e-o-que-fazer-para-conseguir-um/