I Seminário de Integração de Tecnologias Assistivas da UFC

Data de publicação: 1 de abril de 2019. Categoria: Notícias UFC Inclui
O Grupo de Trabalho de Tecnologia Assistiva da Universidade Federal do Ceará – composto por servidores docentes e técnicos administrativos de vários  setores da UFC – promoverá dia 12 de abril às 18h, no auditório Valnir Chagas na FACED o I Seminário de Integração de Tecnologias Assistivas da UFC.
Nosso objetivo é ampliar a discussão sobre o assunto e estimular a pesquisa colaborativa multidisciplinar dentro da Universidade, além de expor e debater projetos proporcionando assim, a possível ampliação do grupo de trabalho.
Lembramos que Tecnologia Assistiva (TA) é elemento chave para a promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, pelo qual elas têm a oportunidade de obter autonomia e independência. O termo pode ser entendido como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência ou pelo envelhecimento.
O uso da palavra tecnologia, não indica apenas objetos físicos, como dispositivos ou equipamentos, mas uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas funcionais encontrados pelos indivíduos com deficiência. Desta forma, o maior objetivo de uma tecnologia assistiva é proporcionar às pessoas uma maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho.
 O seminário de integração será realizado no dia 12 de abril às 18h no auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação – FACED.
Formulário de inscrição