Inscrições Encerradas para o V Acessibilidade em Ação

Data de publicação: 13 de setembro de 2019. Categoria: Notícias UFC Inclui

A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui promove V Acessibilidade em Ação

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Acessibilidade em Ação, promovido pela Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui, da Universidade Federal do Ceará. O evento ocorrerá de 15 a 18 de outubro, em unidades do Campus do Benfica e as inscrições devem acontecer até dia 1° de outubro.

A semana de atividades será composta por minicursos sobre os seguintes temas: Legendagem, Libras e Introdução à Tecnologia Assistiva, que visam apresentar ações e conceitos básicos relacionados à acessibilidade, aplicados, sobretudo, ao contexto educacional, de forma prática e dinâmica. Os organizadores classificam a iniciativa como uma grande oportunidade para conhecer e difundir a cultura inclusiva.

A programação completa está disponível na página do evento. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico de inscrição até terça-feira (1º de Outubro) ou enquanto houver vagas.

Abaixo você encontra uma breve descrição sobre o que tratará cada um dos minicursos:

Legendagem

Apresentar a Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) como um importante recurso de Tecnologia Assistiva que visa promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência auditiva a diversos tipos de produções audiovisuais, através de uma breve revisão da literatura acadêmica na área e da realização de atividades práticas de legendagem.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais é a língua usada pela comunidade surda para a comunicação. Destinado ao público ouvinte, o minicurso será ministrado por alunos do curso de Licenciatura em Letras Libras, com o objetivo de facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes em questões cotidianas.

Introdução à Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva (T.A.) é um dos elementos chave para promoção dos Direitos Humanos, uma vez que oportuniza as pessoas com deficiência o alcance de sua autonomia e independência através de equipamentos ou sistemas de produtos que compensam suas limitações, aumentam a segurança e evitam lesões.

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui ‒ fones: (85) 3366 7908 e 3366 7660