A formação do psicólogo perpassada pela práxis na acessibilidade atitudinal em uma instituição do ensino superior – um relato de experiência

Orientador: Marilene Calderaro Munguba
Autor Principal: Débora Rocha Carvalho
Coautor: Terezinha Teixeira Joca; Rafaelly Naira da Silva

O presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência de uma estagiária do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), destacando a importância da práxis na acessibilidade atitudinal no contexto da educação inclusiva, para o estudante de Psicologia na fase dos estágios. Ações desenvolvidas na sensibilização para a acessibilidade atitudinal: apoio psicológico e psicopedagógico no acompanhamento do percurso acadêmico e melhoria da qualidade de ensino e bem-estar no contexto acadêmico do aluno com deficiência incluído na Unifor. Trata-se de relato de experiência de natureza descritiva, de estágio de uma aluna em Psicologia Escolar com viés na Educação Inclusiva, ocorrendo de agosto de 2015 a dezembro de 2016. Atividades realizadas: adaptação de materiais, mobilidade no campus, leitura de provas e audiodescrição, contato com a Língua Brasileira de Sinais, apoio ao aluno com deficiência física, participação em eventos e em grupo de pesquisa, atendimento psicológico e psicopedagógico. Identificou-se novas direções para a atuação do psicólogo, uma prática mais assertiva na articulação práxis da acessibilidade atitudinal, ao conhecer as singularidades para além da deficiência. A estagiária hoje identifica-se entre o que se propõem a enfrentar o desafio da implementação da acessibilidade atitudinal em IES, e a compreensão do trabalho da psicologia nesse contexto, extrapolando o fazer da clínica psicologia tradicional.

Palavras-chaves: Psicólogo em formação. Inclusão. Acessibilidade. Ensino Superior.