Letramento Musical de um Estudante com Deficiência Visual: um relato de experiência na UFC, campus Fortaleza

Orientador: Prof. Dr. Gerardo Silveira Viana Júnior
Autor Principal: Paulo Mateus Silva Simião
Coautor: Jonatas Souza e Silva

Criado em 2006, o Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, recebeu apenas em 2016 um aluno com deficiência visual. Esse fato que gerou a necessidade de que as metodologias e o material didático utilizado no Curso fossem adaptados para que esse estudante pudesse ter pleno acesso aos conteúdos, viabilizando sua aprendizagem. Uma das disciplinas iniciais e de grande importância dentro do currículo é a de Percepção e Solfejo I, obrigatória ao primeiro semestre e voltada para o Letramento Musical. Este trabalho visa descrever como se deu o processo de inclusão desse aluno na disciplina, a partir da análise dos meios empregados pelo professor para promover a acessibilidade. Dentre os aspectos observados podemos destacar: a leitura e a escrita musical, o Solfejo Relativo, o uso da Manosolfa, o apoio da monitoria e os processos avaliativos. O trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, partindo das vivências do próprio estudante/pesquisador na disciplina. Observou-se por meio deste estudo que, apesar das eventuais dificuldades, a inclusão do estudante foi bem sucedida, uma vez que o mesmo foi aprovado com excelente desempenho. Mesmo trabalhando de forma empírica, o professor conseguiu incluir o aluno na disciplina, além de trabalhar de maneira totalmente acessível.

Palavras chave: Educação Musical Inclusiva, Ensino Superior, Percepção e Solfejo.