A Afetividade e a Inclusão da Pessoa com TEA

Autor Principal: Francisca Ivoneide do Nascimento Freitas
Co-Autor: Prof.Ms Lívia Lopes Custódia
Orientador: Prof.Ms Lívia Lopes Custódia

A pesquisa realizada aborda da afetividade mostrando que o conjunto funcional afetivo influencia o meio social e afeta o cognitivo do sujeito; no caso de pessoas com autismo, sujeitos deste estudo. Estudo teve como objetivo analisar os aspectos afetivos para o desenvolvimento cognitivo da pessoa com Transtornos do Espectro de Autismo. Desta forma, os autores que serviram de fundamentação neste estudo ressaltam a necessidade e importância da formação afetiva, não só no âmbito familiar, mas também no escolar. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, com abordagem qualitativa de natureza descritiva. Utilizou-se como fonte de pesquisa livros, artigos publicados na internet e as legislações brasileiras que tratam do assunto abordado. Através dos estudos que fundamentam esta pesquisa, os resultados evidenciam a importância da afetividade por parte da família e da escola como fator contribuinte no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Transtornos do Espectro de Autismo, ou seja, o elo efetivo entre professor e aluno facilitará no processo do ensino aprendizagem de forma significativa. Outro fator preocupante que também afeta na prática afetiva professor aluno, é o despreparo dos profissionais, em como lhe dá com as pessoas com TEA. Desta forma, conclui-se que os autores que serviram de fundamentação para este estudo ressaltaram a ideia da necessidade e importância da formação afetiva, não só no âmbito familiar, como também no contexto escolar.

Palavras-Chave: Afetividade. Desenvolvimento Cognitivo. Educação. Espectro do Autismo.