A inclusão do aluno surdo na escola

Autor Principal: Andréa Cintia Laurindo Porto
Co-Autor: Rayane Justino Gomes e Renan da Rocha Lira
Orientador: Priscilla Mayara Estrela Barbosa

Resumo: Para satisfazer as necessidades dos alunos surdos e efetuar políticas de inclusão é preciso ajustes no sistema de ensino para que a escola seja um espaço de exercício da cidadania para todos e um meio eficaz de combate à exclusão social. (MARQUES; BARROCO, 2013) Para isso se faz imprescindível o ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinal) em escolas. Objetivo: O enfoque desse trabalho é indagar sobre a relevância de haver o ensino de LIBRAS como segunda língua nas escolas. E conscientizar a população ouvinte sobre a necessidade de se comunicarem nesta língua. Além de facilitar a comunicação e inclusão do surdo. Metodologia: Pesquisa descritiva e bibliográfica, realizada a partir da coleta de dados de 2 artigos científicos, com base no tema descrito. Resultados: Ressalta-se que nas últimas décadas foram muitas as conquistas para os surdos no Brasil. Atualmente, possuem medidas legais para a educação e inclusão escolar e social. (SIQUEIRA, SANTANA, 2010) Como a Lei nº 10.436/2002, que outorga à Libras o caráter de língua oficial da comunidade surda brasileira e o direito de ensino através dela. Porém, para haver uma plena inclusão é preciso que a população seja fluente nela. Conclusão: Inclusão não significa apenas inserir a pessoa com surdez no sistema de ensino, mas preparar este para recebê-la, tanto para que haja comunicação do ouvinte com o seu par surdo, quanto para construções de sociedade mais inclusiva.

Palavras-Chave: Educação escolar. Ensino de LIBRAS nas escola. Inclusão educacional.