A inclusão social de pessoas diagnosticados com síndrome de Irlen

Autor Principal: Georgia Karoliny Moreira de Castro
Co-Autor: Sandra Gomes de Oliveira e Maria do Socorro Lima de Mendonça
Orientador: Priscilla Mayara Estrela Barbosa

Resumo: A Síndrome de Meares-Irlen (SI) é um distúrbio visual-perceptivo, cujo déficit está no córtex visual. (HOLLIS; ALLEN, 2006) A pessoa com SI apresenta distúrbios de aprendizagem na leitura e escrita e, dependendo do grau, distúrbios no sistema vestibular e na fala. Impossibilita, assim, o aprendizado das crianças na escola, sendo imprescindível uma intervenção precoce e acessibilidade na escola para melhor qualidade de vida e aprendizado do aluno. Objetivo: Questionar sobre a maneira de inclusão das pessoas com SI. E conscientizar a sociedade sobre relevância da terapia e adaptação escolar aos alunos com SI. Com isso contribuir para a minimização da evasão escolar dos mesmos. Metodologia: Os dados foram obtidos por meio de uma revisão bibliográfica, com 2 artigos sobre o tema descrito. Resultados: Percebe-se que a sociedade não têm conhecimento sobre a SI e seus impactos, e os diagnosticados relatam sobre a dificuldade financeira de realizar o tratamento. Para isso há o Projeto de Lei nº 1.766/2011 em tramite na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que dispõe sobre a adoção de testes para diagnosticar a SI nas escolas públicas e privadas, além de assegurar o fornecimento de óculos com filtro adequados para quem precisa. (COSTA, 2014) Conclusão: Para ocorrer a inclusão dos alunos portadores da síndrome, faz-se necessário, além do conhecimento e a preparação da sociedade, que o governo disponha de metodologias adequadas e respalde as adaptações necessárias para estes.

Palavras-Chave: Síndrome de Irlen. Inclusão escolar. Dificuldades de aprendizagem.