A influência de um AEE multifacetário no cotidiano integral de uma instituição de educação básica do município de Fortaleza

Autor Principal: Natielly de Almeida Santiago
Co-Autor: Ana Victória Anselmo Nascimento
Orientador: Robéria Vieira Barreto Gomes

À luz da Resolução 4/2009, o foco do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é ‘‘confirmar o caráter complementar da Educação Especial, […] e assegurar aos alunos autonomia e independência’’ (GOMES et al, 2016, p.14). No entanto, o AEE na prática pode atingir outros objetivos para além daqueles estabelecidos legalmente. Diante disso, o presente resumo visa abordar a influência de um AEE multifacetário, ou seja, um AEE com objetivos/finalidades variadas, o qual influencia tanto nas questões relacionadas à modalidade da educação especial quanto no cotidiano das atividades regulares de uma escola pública localizada no município de Fortaleza-CE. Como metodologia, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, aplicada à professora da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) da escola, bem como cinco visitas guiadas à instituição durante horário regular de atividades. Como subsídios teóricos utilizamos MOANTOAN (2003) e Políticas de Inclusão Escolar e Estratégias Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado (2016). Assim, de acordo com os resultados apontamos que a prática realizada na escola promove uma real inclusão dos alunos que são e que não são atendidos na SRM. Foi encontrado, ainda, que um dos aspectos que permite essa realidade é a acessibilidade física presente na instituição. Por fim, concluímos que a importância de meios e conjunturas acessíveis que promovam uma efetiva inclusão do AEE com a sala de aula/atividades escolares regulares.

Palavras-chave: AEE – Inclusão – Prática Escolar.