Acessibilidade e inclusão: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Instituto de Cegos

Autor Principal: Vera Lúcia Pontes Juvêncio
Co-Autor: Sâmia Maria Benício Araújo Quinderé
Orientador: Tania Vicente Viana

A acessibilidade e a inclusão social de pessoas com deficiência visual ainda são temas inquietantes no Brasil. Tratam-se de assuntos transversais e têm o eixo em interdisciplinaridade do conhecimento e ciências. A justificativa desse trabalho se ampara no engajamento político e acadêmico de seus autores, bem como no reconhecimento da necessidade de que as pessoas com deficiência tenham acesso à Educação. O estudo objetiva verificar a trajetória de uma escola especial na adequação do Ensino Regular frente aos paradigmas da acessibilidade e inclusão. A metodologia adotada está alicerçada em uma pesquisa nos documentos da escola de ensino EEF Instituto dos Cegos, pesquisa bibliográfica e de natureza expositiva, além das vivências antes e durante o percurso do estudo e aplicação de instrumentos de coleta de dados. A escola trabalha em parceria com o Instituto Hélio Góis e o CREAECE/SEDUC. Os alunos com cegueira e com graus severos de baixa visão são alfabetizados em Braille. São oferecidos materiais com sinalização em Braille, bem como adaptados em letras ampliadas, dependendo do nível de baixa visão. Conclui-se que a acessibilidade como um fator de inclusão, na escola, ainda carece de melhorias, como adequação físico-arquitetônica e recursos especializados, como: pedagógicos e tecnológicos.

Palavras-Chave: Acessibilidade; Inclusão; Pessoa com deficiência visual; Escola Especial.