Acessibilidade em uma Universidade Pública do Ceará

Autor Principal: Maria das Graças Alves Guimaraes
Co-Autor: Emmanuel Vasconcelos Romão
Orientador: Maria do Socorro Silva Mesquita

Justificativa: A educação superior inclusiva é um direito de todos aqueles que desejam ingressar em uma universidade pública e que tenham deficiência de ordem física ou cognitiva. Objetivo: De que forma o ensino superior pode contribuir para reduzir as desigualdades de oportunidades? Assim, propõe-se analisar a acessibilidade pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Objetivos específicos: Analisar como ocorre o processo de inclusão pedagógica dos estudantes com deficiência; identificar as políticas de ações afirmativas e de inclusão na IES. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas com sujeitos chaves da IES. Resultados: a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está abrindo espaço para discutir com a sociedade a melhor forma de implementar políticas de acessibilidade do seu corpo discente, bem como a estruturação do seu núcleo de acessibilidade. Conclusão. A universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) tem como meta para 2019, promover o acesso de seus alunos com deficiência pautada nos Princípios da Cidadania, Igualdade e Dignidade da Pessoa Humana.

Palavras-Chave: Ensino. Acessibilidade. Dignidade.