Atitudes dos professores de educação física na inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais

Autor Principal: Hanna Sterphane Moura Cavalcante
Orientador: Prof. esp. André Luiz de Almeida Aloise

Este trabalho justifica-se por possibilitar a compreensão da importância da inclusão de indivíduos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais (NEE) de forma efetiva no ambiente de formação escolar. Surge-se a pergunta: as atitudes tomadas pelos professores de Educação Física promovem a inclusão dos alunos com NEE? Sendo assim foram traçados como objetivos: 1) observar na prática docente dos professores a tomada de atitude para inclusão dos alunos com NEE; 2) verificar se a formação atual dos professores influencia nas atitudes para que haja inclusão escolar. Este estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, seguindo o método de estudo de campo descritivo. A coleta de dados se deu através das técnicas de questionário e observações não participativa nas salas onde tinham alunos com NEE. Deste modo, procuramos analisar se os professores de Educação Física ministram aulas em salas regulares onde tenham alunos com NEE e se as atitudes tomadas por eles promovem a inclusão desses alunos. A partir dos dados coletados e analisados, podemos concluir que os professores de Educação Física ministram aulas com a presença de alunos com NEE na sala regular e, apesar de suas limitações, possuem atitudes inclusivas com esses alunos.

Palavras-chave: Inclusão. Atitude. Educação Física. Necessidades Educacionais Especiais.