Experiências de estágio de uma licencianda de biologia com alunos surdos

Autor principal: Edianne Coutinho de Lima e Silva
Co-autor: Nathalia Braga Fayão Oliveira
Orientador: José Roberto Feitosa Silva

No ensino de surdos faz-se necessário que o professor se abra a novas percepções, já que os alunos surdos necessitam de recursos visuais para uma melhor compreensão nas aulas. O Estágio Supervisionado no Ensino Médio I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará foi realizado no Instituto Cearense de Educação de Surdos – Ices. No estágio foi observada a rotina, a estrutura escolar e realizada regência. Nestas observações foi percebida falta de materiais lúdicos e visuais para uma aula que instigasse os alunos a uma maior participação. No primeiro dia de regência foi realizado o jogo da velha sobre as relações ecológicas. No segundo dia de regência outro jogo foi realizado, o Quiz do reinos das plantas e o Quiz da Origem da vida. Foi percebida uma maior compreensão do assunto abordado, assim as dinâmicas realizadas em grupo incentivaram suas interações. O maior desafio encontrado diante o estágio foi o de trazer o assunto de biologia para os alunos surdos, pois estes tem uma língua própria a LIBRAS- Língua brasileira de sinais, em virtude de muitos termos biológicos ainda não existirem nesta Língua. Na experiência de estágio com alunos surdos foi possível um mergulho na cultura surda, assim como a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizado e a busca de novos recursos didáticos para uma melhor compreensão dos conteúdos de biologia.

Palavras-Chave: Ensino de Biologia. Educação Inclusiva. Materiais lúdicos e visuais