Lugares, trajetos e desafios: processos de formação de uma professora  de discentes surdos no ensino superior

Autor Principal: Glaedes Ponte de Carvalho Sousa
Co-Autor: Marcos Randall de Oliveira Freitas
Orientador: Ana Lúcia Oliveira Aguiar

A maioria dos professores universitários sabem pouco sobre a surdez, a educação de surdos e como eles se comunicam. As diversas abordagens educacionais têm sido tentativas na busca da acessibilidade na educação para o surdo. Este estudo preocupa-se em compreender os lugares, trajetos e desafios enfrentados por uma professora de discentes surdos no ensino superior uma vez que em sua formação acadêmica não havia a disciplina de Libras na organização curricular. Esta pesquisa caracteriza-se pela natureza qualitativa, pautada na abordagem (auto)biográfica. Os resultados da pesquisa mostram a importância da formação continuada como um caminho para o redimensionamento formativo do professor no processo  de inclusão do surdo no ensino superior. Aponta-se nesta pesquisa possibilidades e estratégias que esperamos poder auxiliar outros professores nas práticas pedagógicas com alunos surdos e favorecer uma reflexão crítica sobre a importância de promover mudanças favoráveis que tornem acessível sua inserção no ensino superior. Sendo imprescindível a reflexão dos professores sobre seu fazer pedagógico a fim de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. As contribuições acadêmicas e científicas deste estudo estão agora somadas a outras pesquisas sobre formação de professores e inclusão de alunos surdos no ensino superior, sendo uma pesquisa relevante e necessária para o contexto de educação atual.

Palavras-Chave: Surdos. Inclusão. (Auto)biografia.