Mobilidade urbana e inclusão social através do uso da bicicleta: uma experiência exitosa na APAE

Autor Principal: Maria Aline de Oliveira Gouveia
Co-Autor: Natally Calixto Lucena e Dimitri Pankov Spohr de Oliveira
Orientador: Priscilla Maria de Castro Silva

A mobilidade urbana é um conceito amplo, que possui dimensão econômica, política e social. Diante desta problemática, pensou-se: como tratar sobre mobilidade urbana para pessoas com necessidades e contextos tão singulares? O objetivo deste trabalho busca mostrar os resultados de um projeto de extensão universitária que trabalhou com atividades de acessibilidade e mobilidade urbana inclusiva com pessoas portadoras de mobilidade reduzida, buscando desenvolvimento, inclusão e reintegração social, de maneira lúdica e prática, o desenvolvimento e bem-estar junto à comunidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande-APAE, através do uso da bicicleta – nossa principal ferramenta de transformação. Realizou-se a integração entre os bolsistas e voluntários com os alunos, pais e educadores da APAE; foram utilizadas metodologias ativas e participativas, oficinas quinzenais, com cidade cenográfica, através da técnica do ensino baseada nos princípios da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, onde utilizou-se bicicletas comuns e adaptada, capacitando sobre a identificação e organização espacial das cidades e seus transeuntes, promovendo a socialização do estudante de Enfermagem alinhada à condição e o cuidado do público-alvo do projeto. A estratégia de ensino-aprendizagem, permitiu a todos maior vivência sobre as limitações dos usuários da APAE, ademais a percepção avaliativa denota inúmeras possibilidades para a construção do agir, saber e fazer inclusão social.

Palavras-Chave: Inclusão Social.Mobilidade Urbana. Pessoa com deficiência.