O convívio harmonioso com as diferenças

Autor principal: Daniele Cardoso dos Santos
Co-autor: Luiz Francisco Curci Filho e Maria Leidiane Moraes Costa
Orientador: João Monteiro Vasconcelos

O Laboratório de Inclusão possui grupos que promovem a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), como o Grupo de Acessibilidade Humana, que debate questões relacionadas à acessibilidade. Por isso, realizou, na Semana da Pedagogia da UFC, a oficina “Convívio harmonioso com a diversidade: um diálogo para profissionais da educação”, cujo objetivo foi aproximar os futuros educadores de diferenças e de algumas particularidades de PCD. A metodologia aplicada tem caráter crítico-reflexivo, com relatos de experiências, textos e dinâmicas situacionais, gerando construção coletiva de saberes com vivências concretas, reflexivas e significativas a respeito da inclusão social no meio escolar. Obtivemos, como resultado dessa oficina, a ampliação de facilitadores e multiplicadores dentro do ambiente de ensino, promovendo uma educação inclusiva qualitativa. Concluímos que é preciso mais espaço para os futuros profissionais da educação terem um contato maior com pessoas com deficiência, a fim de, quando forem para o cenário educativo, estarem preparados para conviver com a diversidade de seus alunos. Para realizar essa oficina, baseamo-nos em estudos como os de Paulo Freire, Piaget e Vygotsky.

Palavras-Chave: Inclusão. Educação. Diversidade.