O protagonismo dos alunos com deficiência na contação de história.

Autor Principal: Maria Solene Santiago
Co-Autor: Sara Emanuelle Santiago da Silva

Este trabalho foi desenvolvido na escola, com a parceria dos professores das salas regulares e do Atendimento Educacional Especializado – AEE, a fim de garantir os direitos de interação e socialização de todos os alunos e promover o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, considerando suas especificidades. Desse modo, houve a necessidade de reconhecer suas peculiaridades, articulando a inclusão desses alunos na ações leitoras. O projeto foi realizado com a participação dos alunos do AEE como protagonistas em atividades literária permitindo-os experiências que despertassem emoções e encantamento. As ações foram realizadas em vários ambientes, com a presença dos alunos do AEE e demais alunos. Os trabalhos foram efetivados com: fantoches, livros, maquetes, contação espontânea, teatralização e encerrados com o musical “Os Três Porquinhos”, Bia Bedran. A atividade proposta buscou valorizar as potencialidades dos educandos garantindo o desenvolvimento pleno dos alunos de forma lúdica, onde eles foram construtores e protagonistas de suas aprendizagens. O trabalho resultou na sensibilização e conscientização dos alunos sobre aceitação e empatia. O clímax do trabalho foi ver os alunos interpretando os personagens principais do clássico e outrora narrando-o com toda a magia e encantamento infantil. Em minha prática pedagógica foi uma experiência enriquecedora para o meu fazer docente. Fazendo-me ter certeza que o caminho é enxergar o aluno em suas potencialidades.

Palavras-Chave: Inclusão. Alunos. Leitura. Potencialidade. Protagonismo.