Projeto E Desenvolvimento De Sistemas Acessíveis Para Usuários Autistas No Contexto Do Município De Russas

Autor Principal: Herison Bezerra Maciel
Co-Autor: Marília Soares Mendes
Orientador: Anna Beatriz dos Santos Marques

O desenvolvimento de sistemas computacionais tem crescido a cada dia. No entanto, apesar da crescente demanda da área, em nosso país, as pesquisas e projetos de sistemas destinados a pessoas portadoras de necessidades especiais ainda são escassos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta em dificuldades na comunicação e interação social. Neste contexto, foi proposta uma ação de extensão que visa promover para estudantes do ensino médio das escolas de Russas, além de conhecimentos sobre desenvolvimento de sistemas, a conscientização dos estudantes no desenvolvimento de sistemas para pessoas com TEA. A ação de extensão promove desde 2017 um curso de desenvolvimento de aplicações que aborda: história da computação, experiência de usuários com o uso de aplicativos, conhecimentos sobre autismo, tecnologias para o desenvolvimento aplicativos móveis e avaliação de aplicações para usuários com TEA. No ano de 2017, foram desenvolvidos quatro softwares com o intuito de prover benefícios, tanto para usuários autistas, como para os seus cuidadores. Em 2018, os aplicativos serão projetados usando técnicas de prototipagem e desenvolvidos utilizando o Android Studio, um framework para desenvolvimento de aplicativos móveis. Haverá uma seleção de alunos que participarão do curso e como resultado esperado serão desenvolvidos novos aplicativos móveis destinados a diversas necessidades de usuários autistas.

Palavras-Chave: extensão, acessibilidade, desenvolvimento de sistemas, transtorno do espectro autista.