Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Acessibilidade

Área do conteúdo

Projeto UFCA Acessível

Projeto UFCA Acessível

Autor Principal: Sabrina Ribeiro Rodrigues
Co-Autor: Sabrina Ribeiro Rodrigues
Orientador: Cristina Rejane Feitosa Silva

Justificativa
Apresentamos o projeto como relevante perante o meio social, visto a importância em debater sobre a inclusão de pessoas com deficiência e apresentar o mundo vivenciado por estas pessoas. Diante este pensamento, o projeto foi criado apresentando sugestões de intervenções tencionando a sensibilização para com o outro.

Objetivos
O Projeto UFCA Acessível, tem por objetivo desenvolver ações voltadas à comunidade interna da Universidade Federal do Cariri e à comunidade externa, visando promover conhecimentos acerca da acessibilidade e da inclusão no meio social.

Metodologia
A proposta do projeto é desenvolvida através de palestras, oficinas, fóruns e mesas redondas. As ações ocorrem no âmbito acadêmico e em instituições parceiras, para isso, contamos com profissionais capacitados em áreas inclusivas e que somam aos eventos.

Resultados
A partir dos eventos realizados, alcançamos de forma efetiva os objetos almejados. Sendo: levar a um maior número de alunos internos/externos a oportunidade de vivenciar sobre a acessibilidade e o cotidiano das pessoas com algum tipo de deficiência, gerando respeito/empatia, bem como informações relevantes de como se portar.

Conclusão
Conseguimos alcançar um público satisfatório e, com isso, passar a importância de se debater uma inclusão efetiva nos espaços trabalhados, trazendo sempre a importância de questões discursivas, mas expondo a significância para ações atitudinais.

 

Palavras-chave: UFCA acessível; Acessibilidade; Inclusão.

Acessar Ir para o topo